sexta-feira, 25 de julho de 2014

Prefeitura de Magé inaugura o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Inaug. Centro POP- foto Marcelo Dias (80)

Com o objetivo de oferecer uma nova chance para moradores de rua, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos inaugurou na manhã de quarta-feira (23), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), em Piabetá. O prefeito Nestor Vidal e a secretária Selma Vaz Vidal discursaram a respeito da importância do projeto.
Na abertura do evento, convidados cantaram o Hino Nacional e o Hino de Magé. Logo após, a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vaz Vidal, explicou para o público. “É um espaço de acolhimento e de referência para os moradores de rua. Nesse espaço, além de algumas refeições, eles poderão fazer cursos; teremos oficinas, letramento inicial (alfabetização) e com isso, quem sabe possamos participar de um novo projeto de vida dessas pessoas”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vaz Vidal.
Em seguida, o prefeito deu início a cerimônia de inauguração e ressaltou a importância do Centro Pop para os moradores de rua de Magé. “Nós que estamos a frente da gestão pública temos que ter projetos que financie e dê visibilidade à essas pessoas excluídas do processo social, que muitas vezes estão apenas passando por dificuldades temporárias. E se nós não fizermos isso, podemos perder um ser humano importante para a sociedade brasileira”, avaliou.
O Centro Pop tem a finalidade de assegurar e acompanhar através de atividades direcionadas o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento, construção de novos projetos e trajetórias de vida, oferecendo trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, assistência especializada e um trabalho articulado com a rede socioassistencial.
Os usuários terão três tipos de refeições, que incluem café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de acesso a higiene pessoal, a lavanderia e guarda de pertences. Há ainda acompanhamento psicossocial com Assistente Social e Psicólogo e participações em oficinas com uma Terapeuta Ocupacional e Pedagoga, que tem como finalidade o fortalecimento dos vínculos sociais. Os secretários Robson Roberto de Abreu (Obras), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Tânia Mara Gouvêa (Trabalho, Emprego e Geração de Renda), Araújo Porfírio de Souza (Manutenção Pública) e os vereadores Geraldão, Rogério do Valle e Eliane Sepúlveda também compareceram ao evento.
Inaug. Centro POP- foto Marcelo Dias (4)
Fonte: Ascom/Magé

Nenhum comentário:

Postar um comentário