terça-feira, 16 de julho de 2013

Dia de Campo: exposição agrícola reúne produtores rurais no Teresópolis Nikkei Club


 Com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos aos produtores rurais, a Colônia Japonesa no município, com apoio da Prefeitura e da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, realizou o evento Dia de Campo – Exposição Agrícola, ocorreu em Teresópolis Nikkei Club (Estrada Rio-Bahia, km 67,5), em Pessegueiros.

Prestigiando o evento, o Vice-prefeito, Márcio Catão, destacou a importância da agricultura para o município, através da grande contribuição da Colônia Japonesa. “Todo o processo de agricultura e gestão rural em Teresópolis começou com essas famílias há muitos anos. A produção agrícola representa uma parte bastante expressiva da renda do nosso município, e valorizando os produtores com eventos como este só ressalta a gratidão que temos”, disse Márcio Catão. “Esta festa faz parte da programação cultural de nossa cidade e continuaremos mantendo essa tradição nos próximos anos”, acrescentou.

Com exposição de materiais para o campo, legumes, frutas e verduras, o evento manteve uma programação voltada para o produtor rural, levando em consideração que a produção agrícola é parte importante da economia de Teresópolis. A palestra sobre novas técnicas de manejo e defensivos agrícolas, ministrada pelo engenheiro agrônomo Osvaldo Saziki, apresentou novas tecnologias para o homem do campo.

Ha pós

 após a palestra, Aloísio Bruno e banda agitaram o público com um show eclético. No repertório, sucessos da MPB, como 'Se', 'Final Feliz' e 'Pretinha', o reggae 'Woman no cry' e ainda consagrados números de forró, como 'Esperando na janela' e 'Colo de menina'.

Já no domingo, 14, além da exposição agrícola, foi a vez da cantora Pâmela Rezende se apresentar com a banda Comadre Dávilla. Encerrando o evento em alto estilo, a banda apresentou canções consagradas e conhecidas do público, como 'Maria, Maria', de Milton Nascimento, 'Vamos fugir', de Gilberto Gil, e 'Ovelha Negra', de Rita Lee, entre outras.

“Resultado de uma ampla ação conjunta, o Dia do Campo atendeu aos produtores rurais presentes não apenas nas questões técnicas, como também favoreceu o entrosamento e a troca de experiência entre eles, fatores possibilitados pelos momentos de entretenimento oferecidos pela Secretaria de Cultura. Para nós, foi um prazer contribuir com o evento, somando esforços na valorização do homem do campo”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Presente ao evento, o Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Hajime Kimura, ficou satisfeito. “Acompanhando o evento, percebi uma grande integração entre técnicos e produtores, o que é importante para o fortalecimento da agricultura da região. Como filho de agricultor, conheço de perto o esforço necessário que o setor exige”, destacou o cônsul.

O Dia do Campo – Exposição Agrícola foi promovido pelo Teresópolis Nikkei Club, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, tendo ainda o apoio da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Rio de Janeiro, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater Rio e Aciat (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis).

Texto: Heliny Quintanilha e Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário