quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nova Friburgo recebe Ônibus do Consumidor da Alerj

O Ônibus do Consumidor estará hoje em Olaria e amanhã em Conselheiro
O Ônibus do Consumidor estará hoje em Olaria e amanhã em Conselheiro
O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está em Nova Friburgo. Nesta quarta-feira, 26, na Praça Primeiro de Maio, em Olaria, e amanhã, 27, na Praça Lafayette Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino. 

A equipe é composta por três atendentes, um advogado e um coordenador. O trabalho se resume em solucionar conflitos entre consumidores e fornecedores através de conciliação realizada por equipe especializada. O advogado presente também orienta juridicamente sobre qualquer esfera.

Para realizar uma reclamação é necessário ter em mãos carteira de identidade, CPF, nota fiscal e ordem de serviço, quando se tratar de problemas com garantia de produtos, se for relacionado à prestação de serviços como luz, água, gás, telefonia seja ela fixa ou móvel, assinatura de sinal de televisão, entre outros, levarem conta atualizada comprovando assinatura independente de estar paga ou não. Caso seja plano de saúde é necessário levar a carteira assim como o contrato.

O ônibus encerrará seu atendimento na Região Serrana no município de Bom Jardim, onde atenderá na sexta-feira, 28, próximo à rodoviária, na Praça Dr. Orlando Oberlander. Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega 8, centro da capital. As visitas aos diversos municípios fazem parte do projeto Levando a Cidadania, empreendido pela comissão. Os consumidores podem ainda se dirigir ao térreo do endereço mencionado, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h.

"O trabalho do ônibus é importante por causa das prestações de serviços deficitários, como água, luz, gás e coleta de lixo, por exemplo. Em muitos lugares ainda temos reclamações constantes sobre a questão do asfalto, do saneamento básico e da iluminação pública”, disse o presidente da comissão, deputado Luiz Martins (PDT). 

Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico: o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060), ou pelo site http://www.alerj.rj.gov.br/cdc.

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