quarta-feira, 26 de junho de 2013

24ª Bauernfest começa na próxima sexta-feira


24ª Bauernfest começa na próxima sexta-feira
Durante dez dias, a Bauernfest traz artistas locais e de todos os estados, bandas típicas, grupos de danças folclóricas, teatro, atrações infantis, apresentações de corais, de orquestras sinfônicas e bailão todos os dias, além dos concursos Chopp a Metro e Chapéu Mais Enfeitado e do desfile tradicional pela cidade, que neste ano ganha carros temáticos. A festividade tem início na sexta-feira (28), com abertura oficial às 19h.
A corte da Bauernfest agora está completa, com a eleição, pela primeira vez, de um rei, para comandar a alegria ao lado da rainha e suas princesas. Eles estarão presentes nas principais atrações, em todos os dias de seus reinados, que contará com espaços de artesanato e de gastronomia, onde podem ser degustadas a boa cozinha alemã e cervejas de diferentes tipos.
Haverá também atrações como o Festival de Cinema Alemão e a exposição Bauernfest, no Centro de Cultura Raul de Leoni; o Torneio Bauerntennis, no Petropolitano F.C., os workshops de gastronomia, harmonização de cervejas especiais e turismo, oferecidos pelo SENAC em sua unidade de Petrópolis, e uma aventura no mundo da cerveja, com a visitação à Cervejaria Bohemia, a primeira fábrica do produto no Brasil.
Confira as atrações:
A Saga dos Colonos Germânicos – caminhada
Caminhada leve, com duração de três horas, por parte do trajeto percorrido pelos imigrantes germânicos para chegar a Petrópolis. Classificação: 10 anos (menores acompanhados de responsáveis). Inscrições: gratuitas. Encontro: Praça dos Ferroviários – Alto da Serra
Mais informações pelo site: www.condutoresdaserradosorgaos.com.br ou pelo telefone (24) 9252-0321(Amauri)
As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes
Caracterizadas como bonecas, elas encantam o público com um trabalho lúdico e estilo único de se aproximar das crianças. A dupla nasceu em 1999, do Projeto Amigos da Escola, e seu sucesso levou As Bisbilhotecárias a atuar em projetos sociais do município e nos grandes eventos da cidade.
Banda Original
Há mais de 25 anos que a Banda Original, do Paraná, participa de inúmeras festas no país e até fora dele, com apresentações feitas na Bolívia e no Paraguai. Na Oktoberfest, em Blumenau, já completou 17 participações. Traz no currículo, ainda, eventos como A 24ª Sommerfest, em Domingos Martins (ES), festas da Cevada e vários Kerbfest em diferentes cidades.  Tem 16 integrantes e lançou um DVD comemorativo pelos seus 25 anos, em 2012,com participação de uma das maiores bandas alemãs da atualidade no mundo, a Schürzenjäger, da Áustria.
Banda Euterpe Friburguense
Mais antiga banda em atividade ininterrupta no Brasil, a Euterpe, de nova Friburgo, conta com 55 músicos, sob a presidência de Francisco de Assis e regência do maestro Nelson José da Silva Neto.
Banda Musical Germânica – Blumenau (SC)
Com 34 anos de história e vários discos gravados, a banda composta por 10 músicos destaca-se como uma das mais tradicionais no estilo alemão; apresenta-se em eventos variados, sobretudo na Oktoberfest de Blumenau, na de Rolândia e na München Fest, em Ponta Grossa, no Paraná.
Bauernband
Fundada em 2003 por músicos petropolitanos, desde então participa da Bauernfest. Seu diferencial é a grande animação através do ritmo agitado e brincadeiras com o público. Seu repertório é vasto, composto de valsas, polcas tradicionais alemãs.
Bauerntheater
Espetáculo teatral itinerante que conta a história da chegada dos primeiros colonizadores alemães à cidade de Petrópolis. Percorrendo todo o espaço da festa, incluindo os desfiles, o grupo reproduz momentos e imagens importantes na história da colônia. Texto, roteiro e direção de Sylvio Costa Filho; figurinos e maquiagem de Pita Cavalcanti; músicas de Aldo Medeiros, Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti.
Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
Formado pelos músicos André Mendes (pianista e compositor), Coquinho Batera (baterista), Eduardo Pinheiro(saxofonista) e Felipe Depoli (baixista, compositor e arranjador), executará obras clássicas de compositores alemães como Bach, Wagner, Brahms, Mozart e Kurt Weill, dentre outros. Interpretações com abordagem jazzística e popular, através de arranjos com abertura para improvisações e exploração de ritmos como salsa, baião, bossa nova, swing e valsa.
Concurso de poesias
Realizado há mais de 25 anos, foi idealizado pelo escritor e poeta Arnaldo Rippel, descendente de colonos alemães. Recebe inscrições de vários estados do Brasil e até de outros países, para quatro categorias: Infantil, Juvenil, Adultos e Adultos de outras cidades. É feito em parceria pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e da Secretaria de Educação, com a Academia Petropolitana de Poesia e Clube de Poesia. O tema deste ano é “Desbravador”.
Concurso do Chopp a Metro
Tem inscrição livre para maiores de 18 anos não alcoolizados e oferece a bebida em tulipas de um metro de comprimento à roda de participantes, premiando o bebedor mais rápido. A inscrição é feita no local, a partir das 18h (até 15 minutos antes do início).
Coral Dó Ré Mi
Sob a regência do maestro Leonardo Randolfo, é formado por alunos da Escola S. Judas Tadeu. Criado em 2002, foi reeditado em 2012 como modelo do Programa Canta Petrópolis, que visa a implantar um coral em cada escola do município, beneficiando milhares de crianças e jovens.
Coral e Orquestra da UCP – regência: maestro Antonio Gastão
O coral, criado em 1976, atuou diversas vezes ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira na série Projeto Aquarius. A orquestra é formada por alunos bolsistas da Universidade Católica de Petrópolis e voluntários amantes da música, com repertório extenso e variado. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.
Coral Municipal de Petrópolis – regência: maestro Paulo Afonso Filho
Fundado em 1976 pelo maestro Ernani Aguiar, tornou-se um dos ícones culturais de Petrópolis. Apresenta-se em todo o Brasil e no exterior, executando importantes obras. É composto por 32 cantores e participa regularmente da programação oficial da cidade.
Cozinha Cantada com Marília Morelli
Show com banda e dançarinos, com apresentação e degustação de receitas da culinária alemã.
O Pastor dos Alpes & Duo
Show com Pedro Dahmer, o alemão da Volksmusik. Usando roupa típica de montanhês para representar um pastor dos Alpes, ele apresenta canções de regiões remotas da Alemanha, além de músicas românticas, procurando utilizar o dialeto originado da região de Hunsrück, falado no sul do Brasil.
Os Pequenos Mozart
Grupo de violinistas composto por crianças de 3 a 14 anos de idade vestidas com roupa de época do século XVIII, sob direção artística de Suray Soren.
Show musical com bonecos
Interação com músicas típicas alemãs – com a Companhia Bonecos Divertidos.
Espetáculo de teatro com bonecos de vários tamanhos, manipulados pelos atores Eline Oliveira e o diretor da companhia, Jorge Abreu.
Tradicional Desfile Folclórico
Cortejo de veículos ornamentados com flores, incluindo carros temáticos e automóveis antigos, com muita música, dança e alegria. Nele, descendentes dos colonos alemães, em trajes típicos, convidam todos para irem à festa e comemorar, com eles, a feliz decisão de seus antepassados de permanecer em um país onde seus filhos e netos fazem parte da sociedade em condição de total integração. Com coreografia de Rosa Müller e cenografia (carros temáticos) de Mário Borriello.
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.
XXIII Torneio Bauerntennis
Considerado o mais charmoso torneio do calendário tenístico da cidade e também o mais antigo, o Bauerntennis é uma homenagem do Petropolitano F.C. e seus tenistas aos primeiros colonizadores alemães. Foi criado há 23 anos por um de seus descendentes, o médico e tenista Arnaldo Rippel.
Endereço: Rua Roberto Silveira, 82, Centro. Tel: (24) 2242-4949.
Confira a programação completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário