quinta-feira, 20 de junho de 2013

JUSTIÇA DÁ 30 DIAS DE PRAZO PARA INÍCIO DE RESTAURO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


As obras de restauro do Quiosque das Lendas (nome oficial do Mirante da Granja Guarani) deverão ser iniciadas muito em breve. Decisão do juiz Marcio Olmo Cardoso, tomada no último dia 29 de maio, determina que a Prefeitura de Teresópolis e o Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio têm prazo de 30 dias para iniciar, respectivamente, o registro e cercamento da área e os serviços de restauro do patrimônio tombado. Caso o município e o estado não atendam a determinação serão obrigados a pagamento diário de multa de R$ 1.000,00.

Na mesma sentença, o juiz decidiu que o proprietário do terreno onde está o mirante, Jorge Alberto Cadaval Mereb, “não pode exigir o cancelamento da dívida relativa ao IPTU das áreas cuja utilização não é mais feita pelo proprietário, porque tal exigência não constou do acordo que celebrou” a doação da área ao município. 
A área repassada para a municipalidade, onde ficará um complexo turístico que, além do mirante contará com uma pequena estrutura física e de paisagismo, possui, no total 1.800 metros quadrados. Para o restauro desse importante monumento turístico e cultural, o Inepac já reservou uma verba da ordem de R$ 500 mil. 

A recuperação do Quiosque das Lendas, bem como do Lago Iacy, é uma antiga reivindicação da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani. Na avaliação da direção da entidade, “essa decisão judicial dá um ponto final à uma luta sem tréguas da AMAGG que enxerga no mirante um dos principais pontos turísticos do município e, com ela, ganha não só o bairro da Granja Guarani, mas todo o município de Teresópolis”.

O Quiosque das Lendas é uma estrutura em estilo neo colonial, decorado com azulejos pintados pelo artista português Jorge Colaço. A estrutura foi erguida na Granja Guarani a mando da Família Guinle, a loteadora do bairro, e sua inauguração ocorreu em novembro de 1929.
Do Mirante da Granja Guarani, o visitante tem uma espetacular vista de boa parte da Serra dos Órgãos. Do local, também é possível avistar um parte do bairro do Alto e ainda parte da Granja Comary, onde está situada a sede de treinamentos da CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
Processo No 0006041-82.2006.8.19.0061

Nenhum comentário:

Postar um comentário