sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tradicionais jardins de hortênsias em Petrópolis, RJ, são resgatados



Hortências no Parque Natural do Ipiranga em Petrópolis (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)Hortências embelezam a entrada do Parque Natural do Ipiranga (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)
Uma marca registrada de Petrópolis, Região Serrana do Rio, as hortências estão de volta aos canteiros do município. Quem passa pelos jardins do Centro Histórico e arredores se surpreende com a beleza da flor plantada recentemente. Canteiros como os localizados no Quitandinha, Bingen, Praça dos Expedicionários e Praça Dom Pedro têm passado por manutenção e já mostram um novo vigor, revelado por um florescimento que encanta os petropolitanos.
  •  
Canteiros de Petrópolis passam por manutenção (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)
Novos canteiros no Centro vão revelar a capacidade
das hortências de adaptação
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)
Desde o início do ano, a prefeitura tem desenvolvido estudos sobre o comportamento da espécie na Cidade Imperial para resgatar a presença da flor que é símbolo da cidade. Novos jardins estão sendo plantados pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) como forma de restituir ao município a marca de “Cidade das Hortênsias”.

“Estamos desde o início do ano estudando o comportamento dessa flor cujo plantio não estava mais dando certo. Então, buscamos orientação junto aos produtores do município e descobrimos detalhes sobre características das mudas, do solo e das podas que garantem uma boa saúde das plantas e um florescimento vigoroso”, esclareceu o presidente da Comdep, Hélio Dias.

Ele já realizou uma licitação para a compra de 60 mil mudas para garantir um florescimento ainda mais marcante nos próximos anos.De acordo com Hélio Dias, um dos principais critérios, ao criar um novo jardim ou replantar um dos diversos canteiros que permaneceram sem manutenção nos últimos anos, deve ser a seleção de mudas bem enraizadas, o que só ocorre com aquelas que possuem entre quatro e seis meses de idade. Além disso, o ideal é que sejam plantadas diretamente na terra, sem adubo, pois este mantém o solo aquecido e acaba prejudicando o desenvolvimento das hortênsias.

“O cuidado com essas plantas também envolve uma atenção à poda, que só deve ser feita depois dos dois primeiros anos de plantio. A segunda poda, apenas três anos depois da primeira”, orientou. Mas a tarefa envolve testes, como os novos canteiros de hortênsias no Centro Histórico, na Rua do Imperador. Eles se caracterizam por pouca quantidade de terra e as mudas, plantadas já com flor no início desta semana, revelarão a capacidade das hortênsias se adaptarem a esse tipo de terreno
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário