domingo, 5 de maio de 2013


Aumento do preço do pão francês

chega a 10% em Petrópolis

O pão francês teve em Petrópolis um reajuste, em média, de 10% em 2013. Cada padaria é quem define o aumento, então há estabelecimentos em que os preços subiram mais ou menos, mas fato é que o trigo está chegando mais caro para os lojistas do município. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis, Roberto Badro, alguns donos de padaria vêm tentando não repassar o aumento para o consumidor, mas a medida não é mais possível.
- Se não aumentar, tem prejuízo – disse Roberto.
O principal motivo para esse aumento é a queda de safra do trigo na Argentina, principal fornecedora do Brasil. Segundo Roberto Badro, a procura pelo trigo do país vizinho vem aumentando, inclusive pela China, mas a oferta não acompanha a demanda. Então o Brasil tem recorrido ao Canadá e aos Estados Unidos, países onde o frete sai mais caro. Ainda de acordo com o presidente do sindicato, o aumento na farinha de trigo, nos últimos seis meses, chega a 40%.
- Em Petrópolis, ainda tem o frete para subir a serra. Quanto mais para o interior, maior é o impacto do preço – disse Roberto.
Os consumidores, de acordo com Badro, não terão alívio no bolso nos próximos meses, já que o preço da safra de trigo continuará alto. Além disso, ele falou que o reajuste dos salários dos funcionários deverá aumentar ainda mais o preço do pão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário