domingo, 5 de maio de 2013


Animal silvestre é libertado de cativeiro em Mauá



DSC02641Ao atender denúncia de desmatamento no quinto distrito de Magé, fiscais do Meio Ambiente localizaram animal silvestre em cativeiro. Mais conhecido como cachorro-do-mato, um Cerdocyon Thous, fio encontrado em condições precárias e machucado.
Para atender uma denúncia uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foi até o bairro Recanto Feliz em Mauá. No local apontado pela denúncia foi encontrado o animal preso em uma gaiola, debilitado e com o focinho machucado. Os agentes prestaram os primeiros socorros e acionaram a Defesa Civil municipal para o transporte do cachorro-do-mato para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).

Biólogos do parque vão cuidar do animal até que esteja totalmente recuperado e possa ser solto em seu habitat. De acordo com Leandro Vidal, secretário de Meio Ambiente e biólogo, o cachorro-do-mato é um animal que se alimenta tanto de vegetais como da carne de pequenos animais, possui hábitos noturnos e pode ser observado nas margens de estradas onde procuram animais atropelados, correndo riscos constantes de atropelamentos. Costuma produzir ninhada de 4 a 5 filhotes, e devido a expansão urbana em seu habitat, a espécie está cada vez mais próximo de residências e sítios em busca de alimentos.
A SMMA disponibiliza o telefone (21)2647-1214 e o e-mail meioambiente@mage.rj.gov.br para que a população encaminhe denúncias, reclamações, sugestões e informações.
DSC02631DSC02632DSC02640

Nenhum comentário:

Postar um comentário