segunda-feira, 18 de março de 2013

Rio Roncador transborda por rompimento em dique natural



enchetes magé 2013 2
O alagamento que atingiu o bairro Roncador nesta segunda-feira (18) foi provocado pelo rompimento do dique natural no rio de mesmo nome, localizado no primeiro distrito de Magé. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil decretou estado de alerta por conta da forte chuva que atinge a cidade.

Medidas de emergência foram tomadas pelas equipes de Defesa Civil, e o prefeito Nestor Vidal solicitou diretamente a colaboração do INEA e de Carlos Minc, secretário estadual de Ambiente, que enviou o engenheiro Carlos Ramos para avaliar o local. De acordo com o profissional, “foi rompido um dique natural no local, e ações nesse momento são medidas emergenciais, mas é necessário fazer um projeto para a construção de um novo dique que evite o transbordamento na curva do rio Roncador”.

Segundo dados divulgados pela secretaria o abrigo na Escola Municipal Olga Repani, no Centro do primeiro distrito, recebeu está recebendo desalojados e desabrigados, até o momento são 120 pessoas que estão desalojadas e outras 7 famílias desabrigadas. Até a manhã desta segunda-feira os pluviômetros marcaram 160 milímetros de chuva durante o período de 24 horas. O volume de chuva que atingiu Magé até o momento, já ultrapassou os 280 milímetros esperados para todo o mês de março.

18-03-2013-Reunião secretarios como pref. a respeito da enchente- nando 20
Vidal convoca reunião de emergência do gabinete de crise

O prefeito Nestor Vidal convocou uma reunião com todos os secretários para tomar as medidas necessárias, e pelos dados apresentados durante a reunião foi decidido que o município decretará estado de emergência nas próximas horas. O Coronel do Corpo de Bombeiros, Vitor Leite da Silva, e o Tenente Coronel e Coordenador Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense, Ubaldo de Oliveira Freire, participaram da reunião, junto com o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município Gilber Câmara.
 “Precisaremos das equipes de todas as secretarias de plantão 24 horas, quero todos os secretários em regime de alerta. E precisamos nos preparar para começar os reparos nas ruas”, enfatizou o prefeito durante a reunião. Segundo o Coronel do Corpo de Bombeiros, Vitor Leite da Silva, “o município não tem vítimas fatais, e o número de chamados não está alarmante, a maior parte do trabalho tem sido junto com o Gilber e a Defesa Civil”.
O Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro doou para o município 30 colchonetes, 30 kits de higiene e 30 cestas básicas, que serão direcionadas para o abrigo preparado para receber as famílias desabrigadas. “Nós constatamos que na Baixada Fluminense, Magé e Duque de Caxias estão com a situação mais crítica. Mas na região de Baixada os problemas maiores são de inundação, que possibilitam o trabalho de remoção das famílias antes de acontecerem mortes e desastres. Então a prioridade agora é conscientizar a população e retirar as pessoas que estão em área de risco de casa”, explicou o Tenente Coronel e Coordenador Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense, Ubaldo de Oliveira Freire.
18-03-2013-Reunião secretarios como pref sm Tuninhoenchetes magé 2013 1enchetes magé 2013 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário