segunda-feira, 18 de março de 2013


Chuvas castigam Cidade de Magé-RJ.



IMG_9118Na manhã desta segunda-feira o Prefeito Nestor Vidal juntamente com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil estiveram nos locais atingidos pelas chuvas na Cidade de Magé, durante toda a madrugada. Os agentes já estão de prontidão na base, acompanhando o monitoramento do volume de chuva que caiu nas últimas horas. Segundo os dados divulgados pelo órgão municipal, já choveu mais do que o volume esperado para todo o mês de março.  
IMG_9113IMG_9108Diante da situação em que se encontrava o município, prontamente, o Chefe do Executivo se reuniu nesta tarde com todos os secretários, com o coordenador da Defesa Civil de Magé, Gilber Câmara, o Coordenador da Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC),Tenente Cel. Oliveira Freire, e o Tenente Cel. Vitor, do Corpo de Bombeiros de Magé, (CCBM). Na estação de monitoramento pluviométrico foi constatado nas últimas 24 horas o volume de chuva chegou a marca de 160 milímetros, o volume esperado para todo o mês era o equivalente a 280 milímetros. O Rio Roncador, no primeiro distrito, transbordou e as equipes da Defesa Civil identificaram pontos de deslizamentos, mas os principais problemas detectados na cidade são as inundações. 
IMG_9228IMG_9127O rio Inhomirim, no sexto distrito, também está sob monitoramento, em estado de alerta de transbordamento, assim como a área agrícola do município com várias áreas inundadas. Também em alerta no distrito de Santo Aleixo, o Morro do Sertão por conta de deslizamentos.
A Escola Municipal Olga Repani, no Centro, está funcionando como abrigo municipal e recebeu os moradores desabrigados. O prefeito Nestor Vidal, juntamente com o secretário de Habitação e Urbanismo, Gustavo Morgado, e o secretário de Serviços Públicos, João Carlos da Silva, visitam as áreas que sofreram os efeitos da chuva e vão avaliar causas e as medidas a serem tomadas para resolução dos problemas, o Governo do Estado enviou colchonetes, cestas básicas e equipes para ajudar no apoio as vítimas da cidade.
IMG_9102
O dique do Rio Roncador, se rompeu e inundou o bairro de Vila Liberdade, deixando 120 famílias desalojadas, precisando deixar suas casas temporariamente, seis desabrigados, perderam em definitivo suas residências. A Escola Municipal Olga Repani, funciona como abrigo e ponto de apoio para desalojados e desabrigados no bairro.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou equipes para o local, após pedido do prefeito Nestor Vidal, ao secretário estadual do Meio Ambiente. Até 15h, a Prefeitura de Magé ainda não tinha informação de vítimas.
IMG_9170
Durante toda a manhã a nossa equipe acompanhou os estragos provocados pelas chuvas em Magé e acompanha o monitoramento das equipes da Defesa Civil espalhadas pelos distritos e cumprem a determinação do Prefeito de permanecer em alerta total durante o tempo em que a cidade esteja nas condições de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário