quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa 2014: Neymar é o segundo jogador mais jovem a alcançar 35 gols pelo Brasil, atrás apenas de Pelé


É como se fosse em uma de suas arrancadas em direção ao gol. Veloz, Neymar driblou a juventude, a inexperiência, a pressão e o corpo franzino para, com apenas 22 anos, 4 meses e 18 dias de vida, marcar seu 35º gol pela seleção brasileira, segunda-feira, na vitória sobre Camarões. Apenas um homem na trajetória da seleção conseguiu tal feito em tão pouco tempo. Neymar só fica atrás de Pelé e, com a pressa típica da juventude, pavimenta seu caminho rumo a um lugar único na história.
Em termos absolutos, a posição do camisa 10 de Felipão já impressiona. Neymar é atualmente o sétimo maior goleador da seleção, empatado com Bebeto e Jairzinho, e ainda atrás de Pelé, Ronaldo, Romário, Zico, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. Mas o que chamou a atenção foi o tempo que ele levou para se infiltrar no ranking inquestionavelmente habitado por alguns dos maiores nomes do futebol brasileiro.
Ronaldo, por exemplo, estreou ainda mais novo na seleção principal, aos 17 anos, contra 18 da atual referência brasileira. Mas, diferentemente do que aconteceu com Neymar, ele não foi jogado logo de saída aos leões. Teve tempo para se adaptar, para atuar como coadjuvante antes de ser astro. Mesmo com o cenário mais favorável, tinha 29 gols pelo Brasil com a mesma idade de Neymar. Hoje, se espera que o craque de 22 anos seja decisivo como foi o Fenômeno na Copa de 2002, já com quase 26 anos.
- Alguns jogadores são diferentes, craques. Neymar faz a diferença para qualquer seleção - elogia o técnico Luiz Felipe Scolari.
Alguns mitos brasileiros, com a idade de Neymar, não faziam ideia do que era ser o que ele é. Zico, aos 22 anos, sequer havia estreado pela seleção principal. Romário era iniciante com a camisa amarela e havia marcado apenas quatro dos 57 gols que faria pelo Brasil.
Se o futuro a Deus pertence, o presente da seleção é de Neymar. E com uma média de um gol pelo Brasil a cada 40 dias desde que estreou, em 2010, é difícil cravar que os 77 gols de Pelé não serão batidos. Resta é esperar.


Fonte: O Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário