quinta-feira, 14 de março de 2013


Profissionais de saúde participam de oficina sobre dengue e notificação de doenças 

 Realizada na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’.

Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.

A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.

Coordenada por Daniel Pinheiro Hernandez, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a oficina contou com palestras da médica sanitarista Alba Iaci Moreira, da enfermeira Benísia Adell Cordeiro, e do chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Alonso de Faria. “É uma forma de os profissionais de saúde ficarem com as informações de controle epidemiológico sempre atualizadas, sabendo como agir de acordo com protocolos definidos”, esclareceu Daniel Hernandez.  

Dengue
Durante o treinamento, foi atualizado o número de notificações de dengue no município. Em 2012, foram notificados 47 casos, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 20 notificações na cidade.

Levantamento apresentado durante a oficina mostrou que, em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2013, esse número subiu para 25.

Esta semana, cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquitoAedes Aegypti.

Na próxima segunda-feira, 18, eles darão início ao trabalho de campo, durante as visitas domiciliares que fazem regularmente. A ação será supervisionada pelos agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue. Para o trabalho, a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família foi dividida em sete microrregiões, onde os agentes visitarão as casas para coletar larvas de mosquito, que serão enviadas a um laboratório de entomologia para identificação.

“Esses agentes de saúde vão reforçar o grupo de investigação de focos do mosquito transmissor da dengue no município”, explicou Daniel Hernandez, acrescentando que a Secretaria de Saúde pretende realizar alguma atividade para marcar o dia 6 de abril, definido pelo Ministério da Saúde como o Dia ‘D’ de Combate à Dengue no Brasil. “Todos devem participar das ações de prevenção e eliminar o que pode servir de meio de sobrevivência da larva do mosquito, como vasos de plantas, pneus, tampas de garrafas e outros recipientes que acumulam água”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário