domingo, 17 de março de 2013


Conar absolve 'caveiras' da Nova Schin


Consumidores consideraram campanha 


desrespeitosa à vida e dotada de apelo 


infantil; órgão não acatou as críticas





Na reunião realizada na última semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação 

Publicitária (Conar) absolveu anunciantes em dois processos abertos a partir de 

denúncias de consumidores. O primeiro deles envolvia o comercial “Caveirinhas”, criada

 pela Leo Burnett Tailor Made para a Nova Schin. Nele, amigos se divertem tanto na praia

 que decidem ficar ali para sempre – até se tornarem caveiras (assista abaixo).

  
 
Dois consumidores recorreram ao Conar alegando haver “desrespeito à vida”, além de 

argumentar que a propaganda adotava linguagem (o uso de caveiras) que poderia ser 

atrativa para crianças – algo proibido para comunicação de cerveja. Depois de aberto o

processo, mais dois consumidores se juntaram ao coro de indignados. O Conar

considerou as duas alegações improcedentes e arquivou o caso por unanimidade de 

votos.

Gerou incômodo semelhante um comercial do Fiat Palio Adventure, também criado pela 

Leo Burnett Tailor Made (via Agência Fiat). Numa das cenas de apresentação do veículo,


 ele trafegava por uma praia. Consumidores alegaram, ao denunciá-la ao Conar, que 

“veículos automotores não podem circular em faixa de areia, algo que pode deteriorar o 



meio ambiente”. Em sua defesa, Fiat e Leo Burnett lembraram das brechas na legislação 

que autorizam, sim, o tráfego em faixas de areia – e argumentaram que, em momento 

algum, tiveram por objetivo estimular a degradação ambiental. Queriam apenas exibir o 

veículo. O Conar acatou os argumentos e, por maioria de votos, arquivou o caso.


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