domingo, 17 de março de 2013


Chuva forte provoca falta de luz em bairros do Rio



Bolsão d´água se forma na Avenida Presidente Vargas, na altura da Cidade NovaGUITO MORETO / AGÊNCIA O GLOBO
Bolsão d´água se forma na Avenida Presidente Vargas, na altura da Cidade Nova Foto: Guito Moreto / Agência O GloboA forte chuva que cai sobre o Rio de Janeiro deixou alguns bairros da cidade sem luz na noite deste domingo. De acordo com a Light, suas equipes ainda trabalham para restabelecer o fornecimento de energia em Cosme Velho e no Horto. Trechos de Botafogo, São Conrado, Barra da Tijuca e Grajaú também tiveram quedas de energia, porém a situação já foi normalizada nessas áreas. A Light afirma que as rajadas de vento derrubaram galhos sobre a rede elétrica, provocando as interrupções.
A Ponte Rio-Niterói também ficou às escuras por quase duas horas e meia. A luz faltou por volta das 20h30m e só foi restabelecida às 22h48. A CCR Ponte não informou o que causou o problema. Em Niterói, o fornecimento de eletricidade está irregular nos bairros São Francisco e Santa Rosa.
O município do Rio de Janeiro está em estágio de atenção na noite deste domingo devido à atuação de uma frente fria sobre a cidade. Chove em todo o município. A previsão é que a situação permaneça assim nas próximas horas.
Na Zona Sul, o Jardim Botânico e Laranjeiras são os bairros que receberam as maiores pancadas de chuva até o momento. Na Zona Oeste, há registro de chuva moderada em Santa Cruz e na Barra da Tijuca, com pontos de alagamento na Estrada do Catonho. Precipitações menores ocorrem no Recreio dos Bandeirantes, em Santa Teresa e no Centro. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro. Já na Zona Norte, os bairros mais atingidos pela chuva foram Tijuca, Ilha do Governador e Alto Boa Vista. Uma árvore caiu na Estrada das Furnas, que liga a Tijuca à Zona Oeste.
De acordo com a Infraero, o aeroporto Santos Dumont esteve fechado para pousos e decolagens entre 18h e 18h48m e opera por instrumentos no momento. O aeroporto do Galeão está operando normalmente.

Petrópolis sofre com alagamentos

Em Petrópolis, na Região Serrana, muitas ruas ficaram debaixo d´água na tarde deste domingo. Na área do Centro Histórico, parte da Rua Coronel Veiga ficou totalmente tomada pelas águas do Rio Quitandinha. Na Praça da Liberdade e próximo à Praça Dom Pedro também foram registrados pontos de alagamentos. Houve desmoranamento em Petrópolis, mas ainda não há informações sobre vítimas. Bombeiros estão no local.
De acordo com o G1, alguns turistas que visitavam o Centro Histórico tiveram de procurar abrigo na Catedral São Pedro de Alcântara, pois as ruas Imperatriz e Koeler encheram em razão de bueiros entupidos.
O professor Marcus Dohmann, que mora no centro de Petrópolis, perto da Catedral, na Avenida Tiradentes, conta que o rio que passa na sua rua transbordou por volta das 22h30 e a água não estás escoando.
- A cidade inteira está debaixo d'água. Desde às 17h horas cai uma chuva pesada e constante. Em dez anos é a primeira vez que vemos algo dessa magnitude - disse.
Chuva forte deixa rios em estado de alerta máximo
Devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da noite de domingo, diversos rios entraram em alerta máximo por conta do risco de transbordar. As comunidades de Itanhangá e Petrópolis foram as mais afetadas pela chuva, segundo a Defesa Civil estadual. Na Região Serrana, os rios Quitandinha - que já transbordou mais cedo - e Piabinha, em Petrópolis; Cônego, em Friburgo; e Paquequer, em Teresópolis, estão em alerta máximo. Já na Baixada Fluminense, os rios Pavuna, em São joão do Meriti; Inhomirim e Saracuruna, em Duque de Caxias, também estão no nível máximo de alerta. Em Angra dos Reis é o Rio Mambucaba que se encontra no mais alto nível de alerta.


Fonte : O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário