domingo, 17 de março de 2013



   Neste domingo, 17 de março, a comunidade da Granja Guarani viveu uma tarde inédita no Bairro, com o projeto Cultura nos Bairros II ,dentro do Mirante da Granja Guarani (Quiosque das Lendas). Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto foi encantador pois atraiu a atenção de todos os moradores com um espetáculo de teatro sobre as lendas indígenas retratadas nos azulejos do local ,como na lenda “Como a noite apareceu”, conta-se a história de como a filha da Cobra Grande fez três emissários de seu jovem noivo roubarem o côco de tucumã de seu pai e assim liberar a noite sobre o mundo, com pássaros que cantam ao amanhecer e outros ao anoitecer. Em “O anhangá e o caçador”, Colaço retrata o terrível espírito protetor dos animais nas florestas brasileiras. Anhangá, que por vezes se disfarça ele próprio de animal para surpreender caçadores, principalmente aqueles que não respeitam animais ainda recém-nascidos ou fêmeas prenhes. Por último, na lenda “A moça que saiu para procurar o marido”, é relatada a história da índia guarani Nheambiú, que se apaixona pelo guerreiro tupi Cuimbaé, prisioneiro dos guaranis ,produzidos em 

Grupo Cultura de Raiz,contando a História do Mirante

 Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados  pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942).  Além de muita Música e dança que marcaram o evento.


A AMAGG participou do evento junto com Secretario de Cultura Wanderley Peres, Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida e o Vereador Da ponte que adotou de vez o Bairro da Granja Guarani, “Temos muitos locais como este com representatividade cultural e histórica em Teresópolis, além dos atrativos naturais que podem ser transformados em pontos turísticos e já estamos trabalhando para que isso aconteça, porque é preciso seguir toda uma regulamentação e obedecer a várias regras, nosso objetivo é desmistificar que nossa região é dormitório. Aqui tem lugares para serem conhecidos, que merecem ser visitados”, explicou o vereador.
 A tarde de festa teve ainda a presença de Fernando Mello, além de mais apresentações de Ayrton Rebello com muito forró.

O Vereador Da ponte  esteve
presente no evento e se colocou
a disposição da diretoria da AMGG
   Quem esteve presente, gostou do que viu. “Parabéns pelo evento, infelizmente essa é a imagem de Teresópolis para o exterior com a copa de 2014 o Mirante ía trazer muitos turístas, pois é o camarote da CBF”! Disse o Senhor Gailhe morador antigo do bairro.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres “Vamos lutar pelo Mirante e ajudar essa comunidade  local que transpira arte e cultura e única em Teresópolis que tem dois importantes pontos Turísticos como o Mirante e o Lago Iacy tombados pelo INEPAC  e pela Lei Orgânica Municipal, de 1990 de muita importância para nossa Cidade comenta o secretário”.

Texto: Leonardo Calazans 




As crianças brincando de Roda

Publico presente em grande quantidade no Mirante da Granja

Monica Botafogo contando
uma das lendas retratada no Mirante da Granja  

O Vereador Da Ponte  prestigiando o evento e prestando o seu total
apoio  a diretoria da AMGG

As crianças admiradas com as lendas do Mirante
contadas pela Monica Botafogo
Magal Diretor da AMAGG  e  o Secretário de Cultura Wanderley Peres



Secretário de Cultura Wanderley Peres e o Vereador da Ponte!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário