quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Instituto alerta para superbactéria nas praias do Flamengo e Botafogo

 Alexandre Macieira/ Riotur:

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recomenda aos cariocas que não frequentem as praias consideradas impróprias pelos testes de balneabilidade do instituto, incluindo as do Flamengo e Botafogo, na zona sul do Rio. Estudos mostraram esta semana  a presença de uma superbactéria, resistente aos principais antibióticos. nessas praias, localizadas próximas à região da Marina da Glória, que receberá provas de vela durante os Jogos Olímpicos de 2016.
Realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos estudos identificou as superbactérias em amostras de água coletadas no Largo do Boticário (Cosme Velho), Aterro do Flamengo (antes da estação de tratamento do rio) e na foz do Rio Carioca, no ponto onde ele desagua na Praia do Flamengo. Um segundo estudo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Inea, mostra que a bactéria também está presente nas águas da Praia de Botafogo.
Presidente do Inea, Isaura Fraga pede aos banhistas que acompanhem os testes de balneabilidade divulgados rotineiramente nosite do instituto. “Fizemos uma correlação entre nossos estudos e os da UFRJ. Comprovamos que, quando a praia está imprópria, a bactéria pode aparecer. Quando a praia está própria, ela não aparece. Dessa forma, o teste de rotina feito pelo Inea é um indicador da existência ou não da bactéria”, explicou.
Isaura ressaltou que, em razão da salinidade do ambiente, a bactéria perde agressividade quando presente no mar. Ela informou que, apesar disso, o Inea e a prefeitura do Rio acompanham hospitais da região para saber se algum deles despejou esgoto fora da rede, já que a bactéria encontrada nas praias é de ambiente hospitalar. “Também investigamos a existência de infectados em banhos de praia e não existe”, acrescentou.
De acordo com Renata Picão, microbiologista da UFRJ responsável pelo estudo, dificilmente ocorre infecção pela bactéria em pessoas com boa saúde. “A bactéria produz uma enzima chamada KPC, que a torna resistente aos principais antibióticos. Ela é problemática nos hospitais, pois os pacientes geralmente estão com o sistema imunológico debilitado. É importante frisar que ela não é agressiva. Não é o primeiro contato que vai desenvolver uma infecção”, assegurou.
Em nota, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 informou que o local das competições de vela não será alterado. “Conversamos com especialistas do governo e da Fiocruz e, desde então, monitoramos o tema (da bactéria). O Comitê Rio 2016 criou uma força tarefa para cuidar do assunto e o grupo seguirá acompanhando muito de perto sua evolução. Grande parte do trabalho é discutir com o governo e com especialistas soluções para evitar a contaminação da água e continuar garantindo a segurança dos atletas. A questão não impõe nenhuma mudança no planejamento de eventos-testes e competições”.
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário