terça-feira, 1 de julho de 2014

Alerj terá nova sede, na Cidade Nova, e Palácio Tiradentes vai virar museu

161715346
Dentro de dois anos, os deputados do Rio de Janeiro vão se mudar para dois novos prédios que vão abrigar a nova sede da Assembleia Legislativa, na Cidade Nova, no Centro do Rio. Uma concorrência pública definirá os contrutores da nova sede do legislativo. Ainda não há previsão do custo da obra.
Construído em 1926, o Palácio Tiradentes será reformado e transformado em museu. O projeto de reforma está avaliado R$ 18 milhões e será submetido ao Iphan. Já o Palácio 23 de Julho, onde estão os gabinetes parlamentares, será demolido, liberando o espaço para a revitalização da Praça XV.
Os novos prédios de 20 andares serão construídos em um terreno de 7 mil metros quadrados doados pelo governo estadual após realização de uma concorrência pública. O projeto deverá seguir padrões ecológicos e de eficiência energética. A fachada vai receber mais luz do sol para captar energia solar. A previsão é de que os edifícios tenham telhados verdes e também reutilizem a água.
O planejamento também prevê a construção de uma praça cívica para a população que poderá assistir a sessões legislativas através de um telão. De acordo com o projeto, o plenário ficará sob essa praça e terá um teto transparente. As audiências e comissões parlamentares terão dez salas disponíveis. Também será construído um estacionamento subterrâneo com 300 vagas para deputados, funcionários e visitantes.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário