sábado, 17 de maio de 2014

Etapa do Carioca de Corridas de Montanha acontece em Teresópolis

Municipal  (16)
Neste domingo, dia 18, a partir das 8h, a sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no interior do município, será palco da IV Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e os organizadores do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha definiram, após percorrer alguns pontos turísticos da cidade, que a largada da prova será no Parque Municipal.
A ideia é que participantes e familiares tenham a oportunidade de conhecer a reserva, considerada a maior unidade de proteção integral do Estado do Rio de Janeiro. A competição contará com uma prova infantil, competição simbólica onde as crianças se divertem correndo.
“Estamos montando estrutura de alojamento para abrigar os cerca de 400 participantes do circuito no Parque Municipal. Também convidamos alunos das escolas municipais próximas à sede Santa Rita para participar da prova infantil, que deverá ser realizada na Trilha do Jacu”, relata o secretário de Meio Ambiente, André de Mello. Com 890 metros de extensão, a Trilha do Jacu tem grau leve de dificuldade.
De acordo com os organizadores, dando continuidade à série de homenagens às montanhas mundiais, a etapa de Teresópolis fará referência à Ama Dablam (Mãe e Colar de Pérolas), com 6.812m, monte localizado no leste do Nepal e considerado o terceiro pico mais popular do Himalaia para expedições.
DSC_0119
Corridas de montanha
As corridas em montanha surgiram na Europa e sua origem se confunde com o próprio atletismo. Já são clássicas as provas como a Ultra Trail du Mont Blanc, com seus mais de 100 km percorridos em trilhas ao redor da maior montanha da Europa ocidental, e a Gore-Tex Transalpine Challenge, que tem largada na Alemanha, cruza a Suíça e termina na Itália, após uma semana de muita subida e descida por campos e trilhas. Nos Estados Unidos existe a Western States, considerada uma das ultramaratonas mais famosas, realizada em terrenos naturais.
No Brasil, a corrida de montanha é caracterizada por ocorrer em trilhas e serras, e surgiu oficialmente com a criação do Circuito Brasileiro de Corridas em Montanha, em 2004. Inicialmente, as provas eram disputadas apenas na distância de 21 km, mas em 2006, com o reconhecimento da modalidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições tiveram seus regulamentos alinhados às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e passaram a ser disputadas também na distância de 12 km.
O Parque
Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.
Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.
O Parque ainda não possui o seu plano de manejo e, portanto, não definiu o seu zoneamento. Entretanto, pela prática administrativa, está dividido em três núcleos distintos.
Parque Natural Montanhas -
Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.
O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.
Já o Núcleo Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.
Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.

Fonte: Ascom/Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário