sexta-feira, 18 de abril de 2014

16 médicos cubanos chegam a Nova Friburgo

(Foto: Daniel Marcus / Prefeitura de Nova Friburgo)
Os 16 médicos cubanos que irão atender moradores de Nova Friburgo já chegaram à cidade. Os profissionais, vindos pelo programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, foram recebidos na sede da Prefeitura nesta quarta-feira. A cidade é a que recebeu o maior número de médicos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Os friburguenses ainda contam com a chegada de mais um médico cubano nas próximas semanas.
Os médicos irão atender nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades básicas de bairros e distritos do município. Com a chegada destes profissionais, a cidade já planeja a expansão do projeto: o número de postos de Saúde da Família pode dobrar, passando dos atuais 14 para 30, de acordo com o poder público municipal.
O convênio com o Ministério da Saúde, válido por três anos e renovável pelo mesmo período, prevê que a Prefeitura arque com as despesas de moradia e alimentação dos médicos. O governo federal paga o salário dos profissionais. Durante o evento, o prefeito da cidade, Rogério Cabral, destacou a dificuldade enfrentada pelo município no que se refere à saúde pública.
"Quero dizer a todos que estamos prontos para começar a trabalhar com amor e dedicação. Estamos chegando ao Brasil e a Nova Friburgo, que nós já começamos a amar", disse o médico Dasuéa Arirléso, em nome dos colegas. A carga horária dos médicos será das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todos os profissionais que chegaram ao município estavam trabalhando na Venezuela desde 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário