segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Calendário repleto de provas de tiro agitará Petrópolis

2014 tem tudo para ser um dos mais importantes nos 65 anos de história do Clube de Tiro de Petrópolis, um dos mais importantes do país na classificação do tiro prático. Afinal, estão previstas várias competições na Pendana Alecrim (na BR-040) que prometem trazer para cá alguns dos maiores nomes do esporte brasileiro. Dentro do calendário da entidade, quatro provas já estão definidas - a primeira delas acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro com a abertura do Campeonato Estadual.
Quanto à abertura do Estadual, a prova de tiro prático deve reunir cerca de 50 praticantes do esporte de várias partes do estado. No entanto, como novidade o Clube pretende implementar o modelo do Mundial, em que a disputa será por dois dias seguidos, sem intervalo e com as regras internacionais. Já o segundo grande desafio vai acontecer em abril, com a realização do 12º Campeonato Cidade Imperial, que neste ano irá contar com a participação de experts de todo o Brasil.
A parceria que mantém há tempos com a Federação Mineira trouxe a oportunidade de conectar os atiradores mineiros com os petropolitanos. O resultado disso será a realização, no mês de setembro, da segunda etapa da Copa Rio-Minas de tiro prático, deve durar três dias. E, em novembro, haverá a quarta etapa da Copa Grand Power, que será patrocinada por uma empresa americana. Esta será uma disputa de nível três - considerada de maior nível no país.
O entusiasmo do presidente do CTP, Augusto Bauer, com o calendário de provas em Petrópolis é tanta que prevê uma temporada inesquecível. " Este ano estamos com o calendário cheio, repleto de atrações que trará para a cidade alguns dos melhores atiradores do país. Não vai faltar emoção", vibrou Bauer, que insistirá neste ano em cadastrar a Pendana Alecrim junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, a fim de ser um ponto de aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2016.
O tiro é um esporte que pode, assim dizer, com tradição e história no município. A morte do major Júlio Frederico Koeler, o fundador de Petrópolis, é o começo de tudo. No dia 21 de novembro de 1847, quando em companhia de amigos, na chácara situada no local que hoje constitui o bairro da Terra Santa, Koeler praticava o tiro ao alvo; ele acabou sendo vítima de um acidente fatal. 
101 anos depois da tragédia com Koeller, foi fundado o Clube de Tiro de Petrópolis que, embora tenha interrompido suas atividades em 1957, voltou a ativa em 1971. As provas funcionavam no interior do 32º Bimtz. Só que em 1995, foi adquirida a atual sede, situada na rodovia BR-040. Desde então, já recebeu provas de diferentes categorias do tiro prático, inclusive de nível internacional. 
Roberto Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário