quarta-feira, 27 de novembro de 2013

S.O.S. Saúde apontará o que precisa melhorar no SUS

A equipe do “S.O.S. Saúde” já atuou no Rio, Belford Roxo e Miguel Pereira com bons resultados e priorizou Nova Friburgo 
no trabalho iniciado ontem. Os agentes percorrerão as unidades durante os dias, noites e madrugadas

Visita ao Hospital Raul Sertã e postos de saúde já começou

Desde ontem 64 agentes do programa S.O.S. Saúde, subordinado à Secretaria Estadual de Governo, estão em Nova Friburgo visitando todos os setores do Hospital Municipal Raul Sertã, postos ambulatoriais e demais unidades básicas de saúde para conhecer a fundo como funcionam. Os agentes percorrem as unidades não só durante o dia, mas também à noite e madrugadas. O objetivo é ouvir pacientes e saber deles quais as maiores dificuldades enfrentadas, como o tempo de demora por atendimento, marcação de exames e consultas e realização de cirurgias. Os profissionais de saúde também serão alvo do trabalho de campo dos agentes, que querem saber o que mais emperra a rotina de um dos setores mais visados da administração pública e que reconhecidamente pelas autoridades deixa a desejar: a saúde. 

Facilmente identificados por jalecos azuis e com dez veículos adesivados com o símbolo do programa, os agentes do S.O.S. Saúde também pretendem visitar pacientes em domicílio e identificar regiões com maiores demandas por algum tipo de atendimento específico. Tudo o que for observado e identificado no trabalho de campo dos agentes nos próximos dois meses gerará um relatório, que será entregue ao prefeito Rogério Cabral e ao secretário municipal de Saúde, Dagoberto José da Silva. No documento serão apontados os setores que mais precisam de intervenções urgentes para a melhoria da qualidade do atendimento. 

A coordenadora do S.O.S. Saúde, Eliana Guerra, explicou , durante solenidade de lançamento do programa na Prefeitura, que a iniciativa integra uma das três grandes frentes de trabalho da Secretaria de Governo do estado, junto com as operações para cumprimento da Lei Seca e Barreira Fiscal. "Com o S.O.S. Saúde ambicionamos a mudança de uma só vez de todas as unidades de saúde que precisam falar a mesma língua, melhorar a comunicação entre elas e funcionar em sintonia com os demais setores da saúde. Em experiências anteriores constatamos que, em alguns casos, a máquina não anda, gerando frustrações e queda na qualidade do atendimento aos pacientes por falta de comunicação interna”, observou ela, citando o êxito de atuações recentes do S.O.S. na capital, Belford Roxo e Miguel Pereira.

Eliana Guerra também destacou que já conhece um pouco das mazelas da saúde friburguense por ter atuado em frentes de emergência no socorro às vítimas da tragédia das chuvas de 2011, notando a necessidade de maior integração entre os setores que compõem a saúde no município. "O S.O.S. Saúde é um serviço gratuito do Estado e funciona como os olhos do governador em cada setor. Muitas vezes chegam ao gabinete do governador denúncias originadas por falta de informações e isso gera um impacto na gestão”, complementa ela, que logo após a solenidade iniciou o trabalho de campo com uma visita ao Hospital Raul Sertã. 


A busca constante por um atendimento de qualidade 

 O prefeito Rogério Cabral enfatizou estar esperançoso com a atuação do S.O.S. manifestando seu desejo de dar uma resposta rápida ao clamor popular por melhorias na Saúde. "Enquanto muitos pacientes perdem noites de sono aguardando nas filas das madrugadas para marcar uma consulta médica nos postos, eu também fico angustiado buscando uma alternativa e soluções para esses grandes problemas da saúde. Espero que o trabalho do S.O.S. informe e sensibilize até mesmo o governador gerando assim a liberação de mais recursos para aplicação na saúde de Nova Friburgo”, disse ele, admitindo estar ansioso por receber a avaliação do S.O.S. Saúde apontando quais as melhorias precisam ser implementadas. 

Eliana Guerra admitiu ainda que o diagnóstico deverá apontar quais unidades necessitam de mais infraestrutura, mais equipamentos ou pessoal, insumos ou medicamentos. A intenção do programa é orientar a Prefeitura a canalizar investimentos com maior gestão nas unidades de atendimento primário, pois melhorando a saúde preventiva — com garantia de bom atendimento nos ambulatórios e pequenas emergências — o Hospital Raul Sertã poderá priorizar o atendimento de urgências. Hoje, no entanto, o hospital funciona como "porta de entrada” para tudo, desde a consulta eletiva até a grande emergência. O resultado não poderia ser outro: filas, demora e qualidade no atendimento muitas vezes comprometida. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário