quarta-feira, 12 de junho de 2013

PM Ganhará 750 Novos Fuzis.

O Estado do Rio deve gastar R$ 6,905 milhões na compra.

 O governo do Rio, que tem como bandeira a pacificação de áreas violentas, quer se armar ainda mais para os grandes eventos. O estado vai lançar, no próximo mês, edital internacional para comprar 750 fuzis.
No edital, a justificativa é que o armamento, que tem calibre de guerra (7,62 mm), é o mais indicado ‘para um tiro incapacitante’ e ‘é o que mais se aplica nas necessidades de utilização no campo de operações em áreas conflagradas’.
Serão 600 armas para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, que tem 420 homens. As outras 150 vão para a Coordenadoria Operacional de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, que possui cerca de 300 agentes. O Estado do Rio deve gastar R$ 6,905 milhões na compra.
A aquisição dos fuzis não tem a ver apenas com a segurança da Copa do Mundo e das Olimpíadas, pois muitos dos equipamentos em uso, segundo o edital, estão ‘no final da vida útil operacional e defasado técnica e operacionalmente’. Os novos terão garantia de cinco anos.
Especialista em segurança pública, ex-oficial do Bope e mestre em Antropologia, Paulo Storani disse que o calibre 7,62 mm não é o mais adequado para o policiamento ostensivo em áreas urbanas por causa da velocidade do disparo, que pode atingir não apenas o alvo, mas pessoas próximas.
“Porém, nas mãos de tropas especiais, em situações extremas, o 7,62 mm pode ser usado desde que se preservem as limitações táticas do calibre”.

Polícia Civil devolve armas excedentes

Se a Core se arma ainda mais, o mesmo não se pode dizer das outras unidades da Polícia Civil. Após um estudo realizado em 2012, a instituição viu a necessidade de redistribuir os fuzis nas delegacias, ‘a fim de adequar os armamentos com o número de policiais’.
Desde novembro, as unidades estão sendo convocadas gradativamente a devolver à Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae) os armamentos considerados excedentes, para que eles sejam redistribuídos.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário