quarta-feira, 17 de abril de 2013


Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ

Mais de 300 pessoas enfrentaram fila por mais de quatro horas.
Médico suspendeu consultas e pediu demissão após discutir com paciente.


Tumulto, estresse e muita reclamação. Quem precisou marcar consulta no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (17), teve que enfrentar uma grande fila. Mais de 300 pessoas ficaram em pé no sol por mais de quatro horas, esperando atendimento para marcar uma futura consulta que só deve acontecer dentro de, no mínimo, um mês.
Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Saguão de atendimento ficou super lotado com grande quantidade de pessoas. Na parte externa da unidade fila dobrava o quarteirão. (Foto: Heitor Moreira)
As primeiras pessoas que foram atendidas chegaram às 4h da manhã, alguns disseram que tiveram que chegar ao posto às 2h para serem os primeiros da fila. Lourdes Falcone, de 66 anos, chegou às 7h e enfrentou todo o tumulto para ser atendida. Revoltada, a idosa desabafou a insatisfação com a saúde pública no município. Ela estava inconformada.
Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)
Lourdes Falcone estava inconformada com falta de
respeito com idosos (Foto: Heitor Moreira)
''Eles tiraram a fila lá da rua pra não chamar atenção. Aqui dentro tá um inferno. Eu enfrento isso daqui há dois meses. Cheguei aqui cinco da manhã. Isso não pode existir nos dias de hoje. Quando tá em período de campanha, a gente tava lá junto. Mas agora, cadê? Eu quero meus direitos. Eu só quero um atendimento digno. Estou revoltada'', disse a dona de casa.
Do lado de fora da unidade, a fila de pacientes dobrava o quarteirão. Sandra Moura, de 58 anos, é deficiente visual e já estava na fila há quatro horas.  ''Sou deficiente visual, tenho diabetes, problema de coluna. To aqui desde cedo em pé direto. isso é desumano. Preciso marcar ortopedista e oftalmologista, mas acho que vou pra casa sem resolver minha vida. É um descaso. Nem preciso enxergar para perceber como isso daqui tá um tumulto. É uma vergonha muito grande saber que ainda existe esse tipo de coisa'', desabafou a aposentada.
Médico suspende atendimento e pede demissão
Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)
Depois de discutir com paciente médico pediu
demissão da unidade (Foto: Heitor Moreira)
Como se não bastasse a confusão no saguão de atendimento e na parte exterior do posto, dentro de um dos consultórios médicos também houve tumulto. O Dr. Jovino da Cunha, ginecologista, suspendeu o atendimento e pediu demissão. O motivo seria um desentendimento com uma paciente que o destratou sem motivo algum, segundo ele. Jovino da Cunha trabalhava na unidade desde o mês passado e tem 35 anos de profissão.
'' A menina me xingou e nos desentendemos. Ela ameaçou uma enfermeira. Essas pessoas entram no consultório estressadas, destratando a gente. Eu sei que a situação tá difícil, mas não podem descontar na gente. Estamos aqui pra atender a população. Estou me desligando desse lugar e parei de atender'', disse o médico.
Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)
Chorando, paciente confirmou que estava com
'cabeça quente' e estressada (Foto: Heitor Moreira)
A paciente a qual Dr. Jovino se referiu é Isaiani Martins, de 28 anos, que, chorando, falou que realmente estava estressada com tanta confusão e falta de organização. 
'' Eu falei de cabeça quente. Cheguei aqui atrasada, porque o ônibus demorou, mas o doutor também se descontrolou. É um absurdo ter que passar por isso'', disse a estudante. 
Rosângela Camargo, administradora do Posto de Atendimento Médico, disse que um dos motivos do tumulto foi a procura de uma grande quantidade de pessoas pelas marcações. Ela declarou também que a unidade está passando por um período de reestruturação interna. Novos médicos serão contratados para atender à consultas marcadas há mais de dois meses. 
''A gente não imaginava que algumas especialidades teriam tanta procura. O que acontece é quea maioria dos pacientes vêm em um só horário.Mas eles chegar à unidade até às 17h'', disse a administradora.
Rosângela não soube informar o número de médicos que devem ser contratados, nem deu nenhuma previsão de quando os tumultos e a demora no atendimento devem ser solucionados na unidade de saúde.
  •  
Superlotação provoca confusão em posto de saúde de Araruama, RJ (Foto: Heitor Moreira/G1)Fila para conseguir marcar consulta dobrava esquina da unidade. (Foto: Heitor Moreira)
Confira os dias de marcação de consultas no PAM
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pacientes podem fazer marcação de consultas para as especialidades: alergista, cirurgia geral (consulta), clínica médica, dermatologia, mastologia, nefrologia, nutricionista, pequena cirurgia (consulta) e reumatologia.
Para a especialidade de neurologia a marcação de consulta deve acontecer toda segunda-feira, a partir do dia 15 de abril, das 7h às 17h.
Para psiquiatria e angiologia, a partir do dia 16 de abril, no mesmo horário.
Para ortopedia, oftalmologia e urologia, todas quarta-feiras, a partir do dia 17 de abril, nos mesmo horários.
Para ginecologia e endocrinologia, todas quintas, a partir do dia 18 de abril, das 7h às 17h.
Para cardiologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia, todas sextas, a partir do dia 19 de abril, no mesmo horário.
CREDITOS:Heitor Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário