sábado, 16 de março de 2013


Suco AdeS Maçã contaminado tinha soda cáustica



A Unilever confirmou nesta sexta-feira que o líquido envasado no lugar do suco de maçã AdeS de 1,5 litro é uma solução de hidróxido de sódio a 2,5% — ou seja, soda cáustica, produto altamente alcalino, que pode provocar queimaduras na mucosa da boca e garganta. Inicialmente, achava-se que o suco teria sido contaminado por produto de limpeza, mas nota da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça sobre o recall, divulgada no início da noite, esclareceu que as caixas contêm apenas soda cáustica.
Segundo a Senacon, a empresa informou ao governo que 96 embalagens de 1,5 litro do lote AGB 25, fabricado em 23 de fevereiro e válido até 22 de dezembro de 2013, “não contêm o produto mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido.”
A nota divulgada à imprensa pela Unilever na quinta-feira dava a entender que a bebida havia sido contaminada com produto de limpeza: “nessas unidades foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza”, dizia um trecho.
- É uma situação grave. Quem beber essa solução, que tem ação corrosiva, poderá sentir queimadura e ter lesões na mucosa. Porém, como são poucas caixas e as pessoas não devem ter ingerido grande quantidade da bebida, não chega a ser um problema de saúde pública - afirmou o médico toxicologista Ângelo Zanaga Trapé, da Universidade de Campinas (Unicamp).
Risco de queimadura
Segundo a Senacon, a empresa informou que 96 embalagens de 1,5 litro da bebida “não contêm o produto mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido.”
Até o momento, a Unilever informa que 14 pessoas comunicaram por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram problemas após ingerir a bebida. A empresa admite que este número pode aumentar. A fabricante pede que os consumidores entrem em contato 0800-707-0044, das 8h às 20h, ou pelo email sac@ades.com.br para esclarecer dúvidas sobre o recall.
O Ministério da Justiça lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina como dever do fornecedor o reparo ou a troca de produto ou serviço defeituoso, a qualquer momento, e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Fonte : O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário