sexta-feira, 25 de janeiro de 2013



Prefeitura dá continuidade às demolições de casas em área de risco no Rosário

 Nesta sexta, 25, equipes da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Desenvolvimento Social, Fiscalização de Obras Públicas, Obras e Serviços Públicos e de Planejamento passam o dia na comunidade do Rosário para demolir mais quatro casas.

As demolições atendem a recomendação do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro, estando sujeito a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra. Inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde a comunidade se encontra localizada.

Localizadas em áreas de risco no ponto mais alto da Serra dos Cavalos e interditadas pela Defesa Civil, os quatro imóveis estão desocupados. Embargo de novas construções irregulares para futura demolição, após laudo de interdição, é outra ação realizada no local pelo poder público.

A primeira casa demolida nesta sexta, 25, é a da auxiliar de serviços gerais Sandra Soares Constantino, 43 anos. Ela recebe o aluguel social e se mudou da comunidade com as duas filhas menores de idade. “Não dá para correr com as crianças toda vez que chove forte. É melhor sair do perigo de uma vez”, disse.

Segundo o Coronel Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, foram demolidas seis casas no dia 18 de janeiro. Os imóveis tiveram a sua área de construção medida, o número de cômodos descritos e foram fotografados e filmados. O objetivo é gerar um documento para ser entregue aos proprietários e encaminhado ao Governo do Estado.

“Todos os processos de demolição no Rosário serão enviados para a Secretaria Estadual de Habitação definir como será feita a realocação dessas famílias, seja através de casas populares construídas pelo Governo do Estado ou compra assistida”, explicou o Coronel Roberto Silva.

Toda a ação é acompanhada por Valdecir Paim Alves, presidente da Associação de Moradores do Rosário e coordenador do NUDEC - Núcleo Comunitário de Defesa Civil - instalado na comunidade. “Os moradores estão cientes do perigo, tanto que muitos estão procurando a Defesa Civil voluntariamente para pedir a demolição de suas casas”, informou.

Voluntários do NUDEC percorrem a comunidade e conversam com os moradores, conscientizando-os sobre os perigos a que estão expostos em época de chuva forte. “Ninguém deve esperar o pior acontecer para sair da situação de risco”, aconselhou Luís Carlos Aragão, voluntário do NUDEC e morador há 46 anos no Rosário.


Fotos – Jeferson Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário