sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Fim da biometria: vitória da pressão popular



O problema da biometria digital parece que teve uma solução, mas a mesma só veio depois que os usuários se manifestaram em diversos meios de comunicação. Seja pelas redes sociais, em reclamações em órgãos de imprensa ou até mesmo no fenômeno do "boca a boca". Agravado pela insatisfação com o aumento das tarifas de ônibus, concedidas pelo Executivo às Viações Dedo de Deus e Primeiro de Março, o problema chegou a um ponto insustentável e as autoridades tiveram que se mobilizar.
A lição, como citamos em postagem anterior neste blog, é de que a população não pode nem deve ficar calada. A pressão popular faz as coisas acontecerem, se não sempre, pelo menos em boa parte das vezes.

Nesta sexta-feira, representantes da Viação Dedo de Deus se reuniram com o Prefeito Arlei e  vereadores para anunciar  o fim da biometria digital para reconhecimento e autorização dos usuários idosos com direito à gratuidade em Teresópolis. A decisão entra em vigor nesta sexta e já no sábado, 26, a gratuidade nos ônibus já deve estar liberada para esses passageiros apenas com a apresentação do cartão de gratuidade e da carteira de identidade.
“Cientes do quanto a biometria estava causando transtornos, eu, como Prefeito, e os vereadores nos reunimos com representantes das empresas Dedo de Deus e da 1º de Março para expor a situação. Então, as empresas tomaram a decisão de retirar a obrigatoriedade desse sistema para os nossos idosos”, frisou o Prefeito Arlei. O Secretário de Governo, José Carlos Cunha, também participou da reunião. 
A decisão foi anunciada pelo diretor geral das empresas, Francisco Gavinho. “Em respeito ao Prefeito Arlei e aos vereadores, informamos que o idoso não precisará mais passar pela biometria. Frisamos que em momento algum a viação teve a intenção de ferir ou desrespeitar a população com a implantação do sistema. Estamos voltando atrás porque apesar de ter evitado várias fraudes o reconhecimento digital estava causando constrangimento para o idoso”, afirmou Gavinho. 
O diretor enfatizou que a determinação é válida a partir de hoje, 25 de janeiro, e que a previsão é de que neste sábado, 26, a frota já esteja programada para a liberação. “A ordem já está valendo, porém é necessário reprogramar cada ônibus, por isso, se algum idoso tiver dificuldades, pedimos que entre em contato com a empresa e o ônibus será recolhido para as adequações pertinentes”, esclareceu Gavinho, pontuando que o sistema continua ativo para os estudantes.  O gerente de operações das concessionárias, Auvanir Júnior, também esteve presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário