terça-feira, 4 de dezembro de 2012


SAÚDE É LEVADA A SÉRIO

Em breve Hospital de Guapimirim ganhará novas instalações
 Por: Fernanda Pinheiro e Jeferson Santana. Fotos: Lucileide Lara e Hethel Cristina






Ao assumir a Prefeitura em setembro desse ano, o Prefeito Marcos Aurélio Dias, solicitou a aquisição de materiais para o Hospital Municipal e PSFs.

Só o Posto João Arruda que atende a maioria da população recebeu mais de 10 mil comprimidos de Diazepam (O Diazepam faz parte do grupo dos benzodiazepínicos e possui propriedades ansiolíticas, sedativas, miorrelaxantes, anticonvulsivantes e efeitos amnésicos. Sabe-se atualmente que tais ações são devidas ao reforço da ação do ácido gamaaminobutírico (GABA), o mais importante inibidor da neurotransmissão no cérebro), pois é um remédio muito utilizado pelos pacientes.



A Farmácia atende aos pedidos judiciais, onde todas as caixas são organizadas por nome para garantir à agilidade no atendimento e qualidade na prestação dos serviços. Além disso, atende às solicitações da Defensoria Pública.

Os leites comprados são para atendimentos especiais. Entre os principais casos: intolerância a lactose, desnutrição, controle de glicose e alimentação interal (sonda).

Fraldas: adulto e infantil de todos os tamanhos

Todos os pacientes internados, após receberem alta médica, já saem com os medicamentos para dar continuidade ao tratamento em casa.

Os medicamentos que não fazem parte da rotina do Hospital são adquiridos pela Secretaria de Saúde, através de processo para atender ao paciente.

Quem acompanhou a nossa equipe durante a reportagem foi a senhora Rosely Rodrigues, responsável pela Farmácia do Hospital e o senhor Rubens Camilo, Diretor Geral.

Sala de Estabilização ___________________________________________________________________

No dia da reportagem a nossa equipe contou com o apoio de Josimar Macena Nunes, enfermeiro responsável. Segundo ele, os pacientes são atendidos com todos os parâmetros solicitados pelos médicos.

A sala de estabilização possui respirador, ambu, bomba difusora, desfribilador e carrinho de parada.

A equipe de reportagem percebeu que todas as gavetas de medicamentos eram organizadas com etiquetas contendo o nome específico e todas completas com material e remédios.


Centros Cirúrgicos _______________________________________________________________________

O Hospital possui três Centros Cirúrgicos para garantir o atendimento em caso de emergência sem interferir nas cirurgias marcadas. O doutor Valdecir Melo, plantonista no dia da reportagem, nos disse que no Hospital Municipal não falta medicamento e conta que em outros lugares que já trabalhou essa realidade é bem diferente. Cita ainda, que uma vez estava de plantão em outro Hospital que dependia de um medicamento chamado estreptoquinase (serve para Embolia pulmonar; embolismo; infarto agudo do miocárdio; oclusão de cânula arteriovenosa (desobstrução); trombose arterial.) para salvar um paciente. Isso só foi possível com a contribuição do Hospital de Guapimirim que cedeu o medicamento.


Exames__________________________________________________________________________________

No Hospital de Guapimirim os exames de ultrassonografia e eletrocardiograma são feitos de forma rápida e com resultado na hora.


Banco de sangue (Agência Transfusional) ___________________________________________________

Técnico responsável pela Hemoterapia: Ricardo Marcondes
Departamento de Hemoterapia é o banco de sangue do Hospital, ou seja, é o setor responsável pelo armazenamento e transfusão de sangue e/ou seus componentes nos pacientes em tratamento nesse hospital. A melhoria na qualidade dos serviços prestados é u



Nenhum comentário:

Postar um comentário