sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Nova Friburgo participa do Dia Mundial de combate a AIDS


Sábado, 1º, é o Dia Mundial de luta contra a AIDS e a Pastoral da AIDS, serviço da igreja católica que promove a vida saudável, promovera em várias cidades brasileiras eventos de conscientização. Em Nova Friburgo os eventos se iniciaram nesta sexta-feira, 30, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro. Um ônibus da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está estacionado na praça, onde alunos do curso de enfermagem da Estácio de Sá, juntamente com funcionários da FMS realizam testes de Sífilis, HPV e AIDS, além da aplicação de vacinas da Gripe (para idosos), Hepatite B e antitetânica. Na Igreja de São João Batista (Matriz) é realizado outro teste de AIDS, esse com resultado imediato. Também na praça é possível realizar teste de glicose, feito pela ADINF (Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo). O evento ocorrerá durante toda essa sexta e sábado na praça.



Após meses parada por decisão judicial a Comissão Processante (CP), que julga a acusação de desvio de verbas destinadas a reconstrução da cidade irá enfim ter um final. O julgamento do prefeito afastado Dermeval Neto, ocorrerá a partir das 17 horas desta sexta-feira, 30, na Câmara Municipal.  Para que a cassação de Dermeval seja confirmada é necessário que 8 dos 12 vereadores votem a favor.

Simulado da Defesa Civil movimenta a cidade

Nesta quinta-feira, 29, a Defesa Civil de Nova Friburgo juntamente com o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e diversas outras instituições e secretarias, realizou um simulado geral para preparar a população em momentos de fortes chuvas que venham causar deslizamentos e inundações. O simulado se concentrou nos bairros Córrego Dantas e Campo do Coelho. 

Em Córrego Dantas foi simulado um deslizamento com duas vítimas, sendo uma fatal. A vítima foi representada por manequins (Foto 1) e após o resgate trocada por uma voluntária. A vítima fatal, também um manequim, foi conduzida ao IML (Foto 2). Após o resgate as equipes foram para a Creche Municipal Maria Inês Bachini, onde voluntários se passaram por desabrigados (Foto 3).

Em Campo do Coelho outras duas ocorrências foram simuladas. No quilômetro 58, um deslizamento de terra ocupou metade da pista da RJ-130 (Foto 4). Já no quilômetro 50, no Condomínio do Lago, outra simulação de deslizamento com vítimas foi realizado. Neste caso a vítima foi considerada em estado grave e foi solicitado a transferência para o Hospital Raul Sertã em um helicóptero (Foto 5 e 6).

O prefeito Sergio Xavier, o prefeito eleito, Rogério Cabral e a vice, Grace Arruda, além dos vereadores eleitos Cigano, Zezinho do Caminhão e Vanderleia estiveram presentes no simulado (Foto 7).

 Foto 1

 Foto 2

 Foto 3

 Foto 4

 Foto 5

 Foto 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário