domingo, 18 de janeiro de 2015

Sustentabilidade além da teoria, em faculdade de Teresópolis



Em equipe. Professores e alunos responsáveis pelo projeto de gerenciamento de resíduos sólidos
Foto: Eduardo Naddar / Eduardo Naddar

RIO - Em 2009, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária chegava ao Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. E já em 2011, houve a necessidade de ir além do ensino teórico e buscar aplicações práticas ao que era passado na sala de aula. Então, iniciou-se um trabalho que diagnosticou quais eram e como eram descartados os resíduos sólidos produzidos pelos frequentadores do Campus Feso Pró-Arte, onde o curso é lecionado.
— Somos a única instituição com este curso no município. E entendemos que tínhamos uma missão importante não apenas para a instituição, mas também para a comunidade como um todo. No primeiro momento, implementamos um ecoponto, em parceria com a prefeitura, mas não queríamos parar por aí — diz Vivian Telles, coordenadora do curso de Engenharia.
E, então, em 2012 foi iniciada uma disciplina que tratava especificamente do tema: Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Reciclagem, ministrada pela professora Verônica Bonfim.
Dentre as principais ações realizadas até agora estão a elaboração de subsídios à construção participativa de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o campus; a implantação de coletores coloridos destinados à coleta seletiva; confecção de cartazes para a sensibilização dos frequentadores do campus; e a elaboração de orçamento e alternativas para a eliminação dos copos descartáveis, a partir deste ano.
— No final de cada semestre, pedimos que os alunos façam projeto relacionado aos resíduos sólidos. Não queremos que o que eles pensaram morra ali, no final do período. Eles deixam este legado, e buscamos formas de aplicar as ideias. É um processo gradativo, um semestre é muito pouco tempo — afirma Verônica.
E a participação e conscientização dos próprios alunos vem se mostrando eficiente.
— Hoje estagio em uma grande fábrica de bebidas da cidade, e lá atuo nesta área. Cada vez mais entendemos que é possível, sim, aplicar estas ideias profissionalmente — afirma Ana Carolina Mendonça, aluna do curso.

Fonte: Globo Serra\por

Nenhum comentário:

Postar um comentário