terça-feira, 8 de abril de 2014

Prova em que Valesca Popozuda é chamada de ‘grande pensadora contemporânea’ vira polêmica nas redes sociais

 ScreenShot003
Uma questão de uma prova de filosofia de uma escola pública de Taguatinga, no Distrito Federal, vem provocando polêmica após ter sido compartilhada nas redes sociais. Na pergunta, o aluno faz uma pergunta sobre a música “Beijinho no ombro” da funkeira Valesca Popozuda, que é classificada como “grande pensadora contemporânea”.
“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente”, diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre “É só tiro, porrada e bomba”, “É só beijinho no ombro”, “É recalque” ou “É vida longa”.
1.565566Na imagem compartilhada nas redes sociais, o aluno questiona no próprio teste se a pergunta deve ser levada a sério. Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida. “Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero”, afirma Hércules.
Procurada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal disse que não comentará o caso e que o próprio professor, Antonio Kubitscheck, falará sobre essa prova nesta manhã.

163Valesca Popozuda é chamada de “grande pensadora contemporânea” tem gerado polêmica nas redes sociais. A pergunta que pede para o estudante completar a letra de uma música sua é atribuída, por alguns ao Saerj, exame que avalia o ensino no estado do Rio de Janeiro. Pelo menos três posts com a imagem da questão estão circulando no Facebook e já contabilizam, em um dia, 8.647 compartilhamentos e 4.643 curtidas.
As reações nos comentários são de revolta.
“Estou surpresa até agora. Não dá para acreditar”, comentou Carolina Gonçalves, em uma das fotos.
Outra publicação atribui a questão a uma avaliação do ENEM.
“nossa, se o ENEM fosse tão fácil assim eu tinha feito também”, satirizou Rodrigo Pessoa, em outro post.
A Secretaria de Educação do estado afirma que a questão não saiu de nenhuma prova do Saerj/Saerjinho. Eles também afirma que em nenhuma das avaliações da Secretaria consta esta pergunta.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário