sexta-feira, 4 de abril de 2014

Grupo em Petrópolis, RJ, realiza 'pedalaço' em prol de ciclovias


O uso da faixa é exclusivo para bicicletas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. (Foto: Wilson Medeiros)Ciclistas da cidade querem faixa exclusiva para o
uso das bicicletas (Foto: Wilson Medeiros)
Neste domingo (6), às 10h, os apaixonados pelo ciclismo em Petrópolis, Região Serrana do Rio, se unem para pedalar, caminhar e correr juntos pela estruturação de ciclofaixas na cidade. A concentração será na Praça Princesa Izabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. Um abaixo assinado está circulando pelas redes sociais, pedindo a construção de ciclovia na cidade. Mais de 150 pessoas já confirmaram presença através da página criada na internet para o "pedalaço". Em caso de chuva, o evento será adiado.
“Alcançamos um ponto, pensando coletivamente, em que urge a necessidade de repensarmos, como indivíduos, as formas pelas quais decidimos viver, ou sobreviver.  A queima de combustíveis fósseis, em especial o petróleo, figura no topo dessas conversas, assim como a emissão de gases poluentes, comumente liberado pelas toneladas de veículos automotores que colocamos diariamente nas ruas”, diz o trecho de um texto divulgado na página do evento, criado pelo Coletivo Vinagrete, grupo de ativismo político e cultural da cidade.
Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revelam o Brasil como o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo e a região Sudeste com líder em número de bicicletas, com 28,8 milhões de unidades.
Segundo um dos integrantes do Vinagrete, Eduardo Botelho, o grupo decidiu iniciar esse movimento em prol das bicicletas, por ver ciclistas disputando, diariamente, espaço com carros e ônibus.
“Muitas vezes isso acontece em situações de muito risco. Além disso, nunca é demais a tentativa de conscientizar pedestres, motoristas e os próprios ciclistas sobre a importância de um convívio respeitoso. Existe o boato de um projeto para implantar ciclofaixas na cidade, então é mais uma forma de mostrar ao poder público que existe uma real necessidade, e nós, da sociedade civil, temos todo o interesse de conhecer e ver esse projeto ser executado”, disse.

Fonte:g
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário