segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Universidade pública chega à Petrópolis


Universidade pública chega à PetrópolisO prefeito Rubens Bomtempo firmou uma parceria com o governo do Estado, na última sexta-feira (29),  para a instalação de um campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). O convênio, assinado pelo prefeito e o subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira, garante a cessão do prédio onde funcionava a Faculdade de Medicina na Estrada da Saudade, totalmente reformado, para abrigar o polo da Faetec e o Cederj, que atualmente estão instalados no Ciep do Quitandinha. A mudança permitirá a implantação em Petrópolis de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Com a iniciativa, o prédio do Ciep do Quitandinha passará a funcionar como um campus da UFF, em parceria com a prefeitura.
 “Essa notícia garante também a realização de outro sonho: a implantação de um Parque Tecnológico, que trará um outro sentido e uma nova importância para Petrópolis. Vamos receber a UFF de braços abertos e garantirmos, com isso, educação pública de qualidade, do Ensino Infantil ao Doutorado”, comemorou o prefeito.
A UFF campus Petrópolis vai oferecer os cursos de graduação em Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, além do Mestrado Profissional na área de Engenharia. A instituição vai permitir que o município tenha oferta de ensino público de qualidade, desde o técnico oferecido atualmente pelo CEFET, até o doutorado, que ficará por conta do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
O vice-reitor da UFF Sidney Luiz de Matos Mello destacou o ambiente favorável de Petrópolis para a instalação do campus da universidade: “A vocação da cidade para a tecnologia é o que nos atrai. Entraremos aqui com o pé direito e com muita felicidade porque sabemos o quanto essa notícia era esperada por essa cidade. É uma satisfação enorme estarmos em Petrópolis”.
Segundo distrito terá polo da Faetec, Cederj e ainda um CVT para o Turismo – Com a cessão de parte do prédio da antiga Faculdade de Medicina pelo município para o Estado, o local abrigará os polos da Faetec, Cederj e ainda um Centro Vocacional Tecnológico. Com isso, os cursos de graduação à distância oferecidos pelo Cederj poderão ser ampliados. Para o ano que vem, além das licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, também será implantado o curso de técnico de Segurança Pública. A expectativa é de que as atividades do CVT na Estrada da Saudade abriguem cursos nas áreas de auxiliar de restaurante, cozinheiro, garçom, camareira, recepcionista de hotel e restaurante, além de espanhol e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário