terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sem médicos, UPA só recebia casos de urgência

Quem procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascatinha, mais uma vez teve que buscar socorro na UPA do Centro ou no Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra, pois ontem a unidade do segundo distrito atendia apenas casos de emergência. A Secretaria de Saúde informou que os médicos da UPA de Cascatinha faltaram ao plantão, por isso a unidade atendeu apenas casos graves.
Ainda segundo a secretaria, o atendimento deveria ser normalizado na noite de ontem (9/12). Os pacientes foram encaminhados para a UPA Centro (onde havia quatro clínicos e dois pediatras) e para o Pronto Socorro do Alto da Serra, que também conta com o quadro de médicos completo. Apesar da explicação da secretaria, muitas pessoas estavam revoltadas, pois vinham dos distritos para a UPA de Cascatinha e de lá tinham que ir para o Centro ou para o Alto da Serra. 
Este foi o caso de Ana Teresa, que buscou socorro para o noivo e para a irmã em Cascatinha e teve que vir para o Centro, onde o tempo de espera para atendimento era de, no mínimo, quatro horas. “Pagamos nossos impostos e eles recebem o salário com nosso dinheiro, e ficam sentados sem fazer nada”, comentou Ana, que reclamou da demora no atendimento na unidade do Centro. 
Em Cascatinha, um casal procurou a UPA para dar vacina no filho e não conseguiu, sendo informado que deveria procurar outra unidade. Já no Centro, um mãe que levou a filha com dor de garganta foi embora depois de ouvir da funcionária que ela seria atendida, mas não tinha hora e que o tempo de espera era de, no mínimo, quatro horas. “A saúde está um fracasso. Temos só a UPA, e mesmo assim enfrentamos estes problemas”, afirmou Ana Teresa. 

Fonte :Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário