terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Salomão solicita e Inea draga os rios de Teresópolis. Inea está investindo R$ 172 milhões no Parque Fluvial, contemplando o Rio Paquequer e o Rio Príncipe



Trabalho do INEA interrompe anos de abandono dos rios em Teresópolis


Salomão, com sua luta através de emenda ao orçamento e ação pessoal, foi um dos responsáveis pela dragagem



Com a realização das dragagens, Salomão tem atendido um pedido histórico. No início de seu atual mandato, o parlamentar propôs, em 2011, recursos orçamentários através da emenda de número 2388 e, desde então, vem solicitando ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a realização das dragagens dos rios em Teresópolis, em especial Paquequer, Santa Rita, Vieira e Córrego Príncipe, como comprova o ofício 445/2011.



Além da dragagem, o Inea está investindo R$ 172 milhões no Parque Fluvial, contemplando o Rio Paquequer e o Rio Príncipe. Serão feitas obras de contenção, dragagens, ciclovias e dois reservatórios para a contenção do excesso das águas das chuvas e recursos para desapropriação.. Precisamos começar pela Posse, onde é o gargalo do encontro dos rios, e só depois partimos para o Centro da cidade", explicou o gerente de Obras da Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRAM) do Instituto Estadual do Ambiente, João Carlos Grilo Carletti. O trabalho de desassoreamento do Paquequer no Centro tem retirado uma média de 10 caminhões de terra, entulho e lixo por dia.



O diretor Carletti veio a Teresópolis, no dia 6 de dezembro, prestar contas das obras realizadas no Município até agora pelo Instituto, sendo acompanhado de autoridades, empresários e jornalistas. O trabalho continuou no fim de semana. Desde que começou o trabalho na Posse, até agora, o INEA dragou, recuperou e alargou margens — para evitar transbordamentos e enxurradas no período das chuvas, que está chegando —, além de urbanizar as proximidades delas, criando jardins e pequenas praças.
O deputado estadual Nilton Salomão avaliou como positivas as obras já realizadas. "Está sendo um gol de placa do INEA para a população de Teresópolis. Após muitos anos de abandono, nosso principal rio, além de outros, estão recebendo atenção. Quero agradecer ao INEA, ao governo do estado e ao governo federal por esse trabalho. Mas, claro, nós queremos mais: o Plano Diretor do Rio Paquequer, para que esse rio seja tratado como merece", afirmou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário