quinta-feira, 18 de julho de 2013

Semana Missionária da JMJ movimenta Teresópolis


Casa da Memória e Casa de Cultura recebem mais de 600 peregrinos de várias nacionalidades




Fotos: Roberto Ferreira e Davi Almada
Chapéus canadenses, bandeiras venezuelanas, camisas chilenas... Durante toda esta semana, Teresópolis está vivendo um momento atípico. Quase mil turistas, de diversas nacionalidades, são vistos circulando diariamente pela cidade, participando de eventos e visitando espaços públicos. Passando pelas ruas, não tem sido incomum ouvir alguém ao seu lado falando em espanhol ou inglês. Apesar de julho ser mês de alta temporada turística, o motivo especial para tamanha movimentação é a Semana Missionária Diocesana, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Por conta do evento católico internacional, Teresópolis recebeu peregrinos de diversos países, como Chile, Argentina, Alemanha, El Salvador, República Dominicana, Canadá e Venezuela, entre outros, que ficarão na cidade até o fim de semana. Os jovens católicos estão hospedados em alojamentos nas paróquias e também em residências particulares, pertencentes à teresopolitanos voluntários do projeto. Entre os muitos locais visitados pelos peregrinos, destacam-se a Casa da Memória Arthur Dalmasso, que recebeu mais de 600 visitantes nos últimos três dias, e a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizado show católico na última quarta-feira, 17, reunindo grande público.

Fotos: Roberto Ferreira e Davi Almada
A movimentação, na verdade, teve início no último sábado, 13, com a chegada dos primeiros venezuelanos, que aproveitaram a festa em comemoração ao aniversário do Espaço Mulher e curtiram o show do grupo Quintal do Céu, na Praça Balthasar da Silveira. Mas este foi só o começo. Ao longo de toda a semana, estão sendo realizadas atividades nas paróquias de São Pedro, Santo Antônio e São Judas, entre outras, integrando os jovens com a congregação e ainda promovendo o intercâmbio entre as culturas de cada país e a brasileira. No Ceac, por exemplo, a professora de balé da Secretaria de Cultura, Rafaela Ribeiro, ensinou os peregrinos a dançar ritmos como sertanejo e axé e foi bem recebida pelo grupo.

Nesta quarta, 17, peregrinos venezuelanos visitaram o Palácio Theresa Cristina, sede da Prefeitura, e a Câmara Municipal. E nos espaços da Secretaria de Cultura, a movimentação tem sido intensa durante toda a semana.

Mais de 600 visitantes na Casa da Memória
Entre a terça, 16, e quinta-feira, 18, desta semana, mais de 600 peregrinos estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para conhecer o espaço e visitar a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história'. Montada no primeiro piso da casa, a mostra histórica, que narra o desenvolvimento do município, ganhou aspecto e traços diferenciais, incluindo paineis em alto relevo, e foi concebida com traduções para o inglês e o espanhol por conta das atividades da Semana Missionária. Turista do Canadá, Margaret Kerr gostou do que viu. “Achei um excelente trabalho. Uma exposição muito objetiva, bem apresentada e com belas imagens. Melhor ainda ter a tradução em inglês. Perfeito”, comentou.
Fotos: Roberto Ferreira e Davi Almada

Em uma das visitas guiadas, na quarta-feira, 17, estavam na casa também alunos do Ensino Fundamental da Escola Semearte que, num gesto bastante receptivo, cantaram o Hino de Teresópolis em saudação ao grupo de peregrinos.

Show católico na Casa de Cultura
Além de toda a visitação à Casa da Memória, foi realizado no anfiteatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch na última quarta, 17, o atrativo Cultura para Juventude, com show de Alonso Barboza e banda, grupo católico de grande sucesso na Venezuela. Formada por Alonso Barboza, Angel Belloso, Rodolfo Lobo, Tulio Figueredo, Jose Alvarez, Wilmer Contreras e Monica Silva, a banda católica agradou os peregrinos com músicas, mensagens, testemunhos e momentos de louvor.  “O local escolhido é ótimo. E a resposta do público foi bastante positiva. Adoramos”, contou Alonso.

A apresentação foi vista por peregrinos do Canadá, Venezuela e República Dominicana, que aprovaram. “O show foi ótimo. Gostoso de ver e muito dinâmico. Aliás, toda esta semana está sendo maravilhosa, com jovens de diferentes lugares vivendo nossa fé. E todos nos sentimos muito felizes pela acolhida em Teresópolis. Visitamos bairros e, quando anunciávamos nossa missão, as pessoas nos convidavam a entrar em suas casas. Muito bom. Os teresopolitanos são amorosos e acolhedores. E a cidade é encantadora”, comentou o padre Danilo Portalatin, da República Dominicana. Após o show, os integrantes do Ministério de Música da Paróquia de Santo Antonio ainda fizeram um improviso, mostrando aos peregrinos músicas dos estilos sertanejo, axé e até mesmo funk.

Decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco está satisfeito com as atividades. “A Semana Missionária está sendo fundamental porque mostra a unidade da Igreja Católica de modo particular. E há este despertar, este momento de alegria, de transmitir a fé. E isso tudo sem falar na troca de experiências, de culturas. Maravilhoso”, comentou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a Semana Missionária está sendo muito positiva para Teresópolis. “A alegria desses jovens peregrinos é contagiante. Eles estão conhecendo o município, conferindo nossa hospitalidade e nossa cultura, possibilitando ainda que o teresopolitano também tenha acesso à cultura destes outros países. É um intercâmbio cultural muito saudável, que merece todo o apoio da Secretaria de Cultura, daí nosso engajamento. Preparamos shows e até uma exposição com características especiais, com informação e conhecimento sobre a história do município, e que está sendo muito bem recebida pelos visitantes”, comemora Wanderley Peres.

A Semana Missionária Diocesana segue até domingo, 21 de julho, como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. O ponto alto será uma grande celebração neste sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Durante todo o dia, a partir das 8h, acontecerão orações, apresentações musicais e de materiais preparados pelos peregrinos, além de uma grande missa, às 19h30, presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão e celebrada por todos os padres da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário