quarta-feira, 15 de maio de 2013


Subida da Serra vai passar por obra de duplicação

Subida da Serra vai passar por obra de duplicação
A Concer, concessionária que administra o trecho entre Rio e Juiz de Fora da BR-040, anunciou que já deu início à construção da nova subida da Serra de Petrópolis.
A empresa informou ainda, que já recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para as obras. O projeto tem o objetivo de duplicar 15 quilômetros do atual trecho de descida da serra, com a construção de um túnel de aproximadamente cinco quilômetros, totalizando uma extensão de 20 quilômetros de nova pista.
Ao ser concluída a obra, motoristas vão ter acesso da rodovia a Petrópolis pelo Quitandinha e a ligação Bingen-Quitandinha. Além disso, a praça de pedágio de Xerém vai ser descolada em dois quilômetros, o que vai permitir o acesso de moradores da região ao Centro de Duque de Caxias sem a necessidade de pagar a tarifa de R$ 8.
No projeto vão ser realizadas 28 novas obras de artes especiais, entre pontes e viadutos, além de sete alargamentos de estruturas já existentes.
A concessionária informou ainda que a construção da nova subida da serra está dividida em cinco lotes:
Lote 1: Obras situadas em Duque de Caxias, entre os km 103 e 97, compreendendo a implantação de uma nova praça de pedágio no km 102 (em substituição à atual praça localizada no km 104), a implantação do sistema viário de Xerém e Vila Bonança e vias marginais até a localidade do Aviário, que permitirão a separação do tráfego local do de longa distância, além de possibilitar o acesso direto de moradores de Xerém ao Centro de Duque de Caxias. Neste lote também está prevista a duplicação de trecho da atual pista de descida da serra.
Lote 2: Obras situadas entre os km 97 e 87,5, em trecho compreendendo Duque de Caxias e Petrópolis, prevendo a duplicação do atual trecho da pista de descida da serra, com inclusão de intervenções de melhoria no traçado, além de construção e alargamento de obras de arte especiais.
Lote 3: Situado entre os km 87,5 e 80, em Petrópolis, é constituído pela construção do túnel rodoviário com 4.618 metros de extensão.
Lote 4: Neste lote está prevista a construção do trecho final da Nova Subida da Serra e de sua ligação com a entrada de Petrópolis pela atual pista de subida no km 82, além de construção e alargamento de obras de artes especiais.
Lote 5: Nesta etapa está prevista a construção da ligação dos bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário