quinta-feira, 9 de maio de 2013



Distrito Industrial em Petrópolis, RJ 


terá estudo viabilizado pelo estado


Secretário Julio Bueno diz que Codin cuidará do estudo de infraestrutura.

Distrito Industrial da Posse, com ICMS diferenciado, foi aprovado em 2010.


Julio Bueno, Bernardo Rossi e a equipe do Codim (Foto: Divulgação)
O secretário Julio Bueno, o deputado  Bernardo Rossi
e a equipe do Codin (Foto: Divulgação)
O governo do estado vai assumir todo o estudo necessário de infraestrutura para dotar o Distrito Industrial da Posse, distrito de Petrópolis, Região Serrana do Rio - área com ICMS diferenciado a 2,5% - para que o condomínio de empresas saia do papel. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, ao deputado petropolitano, Bernardo Rossi,  com presença da equipe da Companhia Estadual de Desenvolvimento Industrial do Estado  de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), que ficará à frente da iniciativa.
"O governador Sérgio Cabral e toda a equipe de governo entendem que o momento é de ajudar Petrópolis a retomar seu crescimento econômico e o Distrito Industrial da Posse é um desses instrumentos que não pode ser perdido", afirmou Julio Bueno.
A tributação diferenciada para a área específica do distrito da Posse foi sancionada pelo governo do estado em 2010, mas o projeto que deveria ser conduzido pela prefeitura de Petrópolis não avançou. Com cerca de cinco mil empresas, das quais 277 indústrias, o município ainda tem o maior PIB da Região Serrana (R$ 4, 8 bilhões), mas vem perdendo espaço nos últimos anos para cidades vizinhas, como Três Rios, que atraiu em cinco anos cerca de 900 empresas, que alcançaram investimento privado de R$ 2,5 bilhões.
A identificação das necessidades vai se dar simultaneamente à pesquisa de tendências econômicas e oportunidades de negócios que o Distrito Industrial pode atrair. "Vamos usar também a experiência, bem sucedida, de termos uma empresa âncora instalada no distrito para que outros empreendimentos visualizem as vantagens do Distrito Industrial", antecipa a  diretora de Incentivos Fiscais e Financeiros da Codin, Heloísa Aquino.

A Codin apresenta hoje para investidores nacionais e internacionais 10 Distritos Industrias, sendo três na capital e o restante em cidades fluminenses, todos sob sua administração.  A empresa está preparando o lançamento do 11º Distrito Industrial em São João da Barra, no Norte Fluminense e aposta no Distrito da Posse. " É com essa geração de emprego e renda, além da oferta de serviços públicos, que vamos garantir o crescimento de Petrópolis para onde há espaço e onde haverá mais oportunidades de trabalho. Queremos que a Posse seja o 12º Distrito Industrial do estado impulsionado pela Codin", afirma o deputado Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário