sábado, 2 de março de 2013


Ministro Crivella apresenta Plano Safra da Pesca e Aquicultura em Teresópolis  

Em encontro com Prefeito Arlei, Ministro explica que programa vai beneficiar  mais de 300 mil famílias 

 O encontro marcado entre o Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella com o Prefeito Arlei e agricultores do município, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º de março, na Secretaria Municipal de Agricultura, em Albuquerque. O foco da visita foi a apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura e o anúncio da vinda do maquinário para auxiliar os agricultores e aquicultores interessados em investir em Piscicultura. Além das presenças do Vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, e dos prefeitos de Nova Friburgo, Rogério Cabral, e de Cordeiro, Salomão Lemos, o episódio reuniu autoridades estaduais, secretários municipais, vereadores, empresários, imprensa e um grande número de famílias do campo.   

Na ocasião, antes da apresentação, o ministro entregou próximo à secretaria uma casa nova, construída com recursos próprios a uma das famílias atingidas pela catástrofe de janeiro de 2011.  “Estamos muito felizes por isso estar acontecendo com a gente. É uma benção de Deus e agradecemos ao Ministro Crivella e ao Prefeito Arlei por fazerem parte desse momento”, declarou Sevênia de Souza, contemplada por vencer um concurso de poesia da Rede Municipal de Ensino, chamando a atenção do Ministro e do refeito Arlei. 

Plano Safra da Pesca e Aquicultura


Lançado pela Presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura vai destinar R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro. 

O Plano prevê investimento em assistência técnica e extensão rural; desoneração da cadeia produtiva; modernização e renovação de embarcações; implantação de parques e áreas aquícolas em reservatórios brasileiros, e em parques marinhos; escavação de novos tanques para a produção de pescado; execução de 75 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; ampliação da inserção do pescado no Programa de Aquisição de Alimentos; e capacitação de profissionais para atuarem em todos os elos da cadeia produtiva.  

De acordo com o ministro a meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, e de tornar o Brasil um dos maiores exportadores de pescado do mundo. “Este plano vai beneficiar  mais de 300 mil famílias de comunidades ribeirinhas e retirar 100 mil da linha da pobreza. Teresópolis tem tudo para cumprir o seu destino, que é o de uma das cidades mais importantes do Estado do Rio de Janeiro pelos seus recursos naturais e principalmente pela capacidade de trabalho e de solidariedade do seu povo. Após acertarmos este projeto com a Prefeitura, estruturaremos uma cadeia alimentar que dará oportunidade às nossas crianças de comer, na merenda escolar, a melhor proteína animal à disposição do ser humano que é o peixe”, explicou Crivella. 

Para o Prefeito Arlei o incentivo chegou em boa hora. “É muito importante incentivarmos os agricultores a investir na criação do peixe. Eles vão poder utilizar os próprios tanques já usados no processo de irrigação da lavoura. O Governo Municipal vai apresentar um projeto e com a ajuda do Ministério, Teresópolis será um grande produtor de peixe, assim como é na produção de hortaliças. O agricultor terá mais uma opção de renda e uma alimentação mais rica”, ressaltou Arlei.

O Vice-prefeito Márcio Catão concordou que o programa do Ministério da Pesca e Aquicultura só vem a convergir com o projeto de Plano de Governo. “Entendemos que agricultura, o meio-ambiente e o turismo são as grandes alavancas do processo de desenvolvimento econômico-social da cidade e a vinda do Ministro Crivella só aumenta nosso interesse em criarmos o mais rápido possível o projeto e executar a proposta”, concluiu Catão. 
 
Para o Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio, o incentivo vai beneficiar muitas famílias do campo. “Apesar de sermos muito fortes na agricultura, ainda não temos a cultura do peixe, mas com este estímulo do Governo Federal vamos poder crescer e desenvolver a produção de peixe aqui na nossa região. Minha expectativa é grande para iniciarmos o trabalho e buscar uma melhor qualidade de vida para os nossos agricultores familiares”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário