quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Serviço de hemodiálise volta para a 


cidade de Teresópolis, na Serra

Pacientes tinham que viajar cerca de três horas para fazer o tratamento.
Duzentas pessoas poderão ser atendidas na nova unidade.















No dia 22 de dezembro de 2011, há exatamente um ano, o RJ Inter TV mostrou que os pacientes que precisam de hemodiálise na cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, tinham que viajar cerca de três horas, para fazer o tratamento, em Itaboraí. Naquele dia, os pacientes fizeram uma manifestação no Centro de Teresópolis para pedir a volta do tratamento na cidade.
Depois de muita luta dos pacientes, sempre acompanhada pelo RJ Inter TV 2ª edição, o tramento voltou para a cidade, um alívio para todos que depedem do serviço.
A situação era vivida por 72 pacientes. O motivo foi a paralisação do centro de hemodialise do Hospital das Clínicas de Teresópolis. Em novembro do ano passado,  a Vigilância Sanitária Estadual fez várias exigências para adequar o atendimento às normas básicas de funcionamento. Regularizar o tratamento da água era uma delas. O problema foi motivo de manifestações por parte dos pacientes.
Só em março deste ano, o atendimento foi transferido para um hospital particular da cidade. No local, os atendimentos são feitos gratuitamente, em três turnos. O setor conta com 15 máquinas, tem capacidade para atender até 90 pessoas.
São cinco salas. O espaço é improvisado, mas tudo está de acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Quem depende do serviço, agora respira aliviado com a solução. Mas o número de vagas já não é mais o suficiente para atender a população. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant'anna, nove pessoas continuam viajando para fazer o tratamento.
O prédio vai ser contruído em um espaço de aproximadamente mil metros quadrados. Vai ampliar o atendimento. Duzentas pessoas poderão ser atendidas na nova unidade, mais uma conquista para quem depende do tratamento para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário