quinta-feira, 15 de novembro de 2012


IBGE aponta descaso de cidades na


 prevenção contra tragédias naturais


A pesquisa do IBGE mostra, pela primeira vez, que apenas 6% dos municípios têm algum plano de redução de riscos de desastres naturais.


Um estudo do IBGE mostra que a maioria das cidades brasileiras não tem plano de prevenção de risco contra fenômenos naturais. No Rio de Janeiro, as chuvas voltaram a assustar os moradores da Região Serrana.
Quase 24 horas de chuva sem parar e soou o alarme. Foi o que pode ter evitado uma nova tragédia na Região Serrana do Rio.
Houve deslizamentos de terra em Teresópolis e Nova Friburgo.
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o momento em que as pedras rolaram.
Casas ficaram destruídas. Os moradores saíram do local ao ouvir as sirenes. E agora estão em abrigos.
“Estava deitada na cama com as crianças. Aí eu ouvi a sirene e disse: ‘Vamos descer’”, afirmou uma mulher.
Os municípios aprenderam na dor. O sistema de alerta só foi implantado depois da enxurrada no início do ano passado. Os desmoronamentos mataram 918 pessoas.
Não é o que acontece na maioria das cidades brasileiras.
Uma pesquisa do IBGE mostra, pela primeira vez, que apenas 6% dos municípios têm algum plano de redução de riscos de desastres naturais.

Somente o Sudeste tem porcentagem maior que a média nacional. O Norte do país, o Centro-Oeste, o Nordeste e a região Sul estão abaixo da média.
E mesmo onde já houve desastres, nem sempre a tragédia serve de lição. Em São José do Vale do Rio Preto, na serra fluminense, as chuvas de janeiro do ano passado deixaram pelo menos 200 casas destruídas. Duas pessoas morreram e até hoje o município não tem um plano de redução de riscos.

“Ninguém dorme mais. Quando começa a chover muito, as pessoas saem das casas”, revelou um morador.

“O Estado se comprometeu a enviar esse tipo de sistema e até agora não foi colocado para nós. Agora, a razão pela qual não veio, eu não sei”, ressaltou Roberto Alves Vieira, coordenador de Defesa Civil.

Com a constatação da pesquisa de que falta preparo aos municípios, em novos desastres vai ficar mais difícil para as autoridades culparem apenas as chuvas.
Segundo a Defesa Civil do estado do Rio, o sistema de alerta deve ser instalado em São José do Vale do Rio Preto no ano que vem. E o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que homens da Força Nacional de Emergência e do SUS chegam à Região Serrana ainda esta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário