quarta-feira, 9 de julho de 2014

Prefeitura de Teresópolis retira ícones da Copa com medo de depredação

Mascote Fuleco e réplica da Taça foram retirados na noite desta terça (8).Boneco do Hulk, que ficava próximo à Granja, sofreu com o vandalismo.



Réplica pesa 20 quilos e tem pouca mais de 2 metros de altura (Foto: Marcelo Rosa/Divulgação)Réplica pesa 20 quilos e tem pouca mais de 2 metros de altura (Foto: Marcelo Rosa/Divulgação)
Com medo de depredação, a Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, decidiu retirar os ícones que representavam a Copa do Mundo na cidade. O mascote Fuleco e a réplica da taça que ficavam em frente ao prédio foram retirados após a partida entre Brasil e Alemanha nesta terça-feira (8). A medida foi tomada para evitar o que aconteceu com o boneco do Hulk. A estátua, que ficava próxima da Granja Comary, foi destruída por torcedores revoltados com a derrota do Brasil. Nesta  manhã de quarta-feira (9), quem passou em frente a prefeitura ficou susrpreso ao não ver as peças no local. Na parte da tarde, a prefeitura voltou atrás e recolocou os símbolos em frente ao prédio do executivo.

A prefeitura informou através de nota que "por conta do registro de tumulto no Rio de Janeiro e em São Paulo na noite desta terça, após o jogo de Brasil e Alemanha pela Copa do Mundo, e com o objetivo de preservar o patrimônio, a Secretaria Municipal de Segurança Pública optou por recolher preventivamente as esculturas da Taça e do mascote do Mundial".

Estudantes posam em frente à escultura com Fuleco em Teresópolis  (Foto: Divulgação/Ascom PMT/Jeferson Hermida)
Fuleco em frente à prefeitura recebeu centenas de
visitantes durante a Copa (Foto: Jeferson Hermida/
Ascom Teresópolis)
Já o famoso personagem Hulk vestido com a camisa da Seleção Brasileira não escapou da revolta dos torcedores. Alguns vândalos chegaram a danificar o pescoço do boneco, mas ele foi retirado e guardado dentro da Granja Comary para evitar mais depredações. Ele será restaurado e recolocado no local dentro de quatro dias.
Igor Miller, um dos artistas plásticos que confeccionou a réplica da taça, afimou que nem ficou sabendo sobre a retirada da peça e que, após o jogo, chegou a ficar um pouco apreensivo com a possibilidade de depredação. "Mas, agora eu estou tranquilo. Acho que os torcedores já se conformaram com a derrota", afimou. A taça também foi criada pelo artista plástico Bruno Wallardan.
Marcos Antônio da Luz, secretário de Segurança Pública, afirmou à reportagem do G1 que a fim de evitar atos de vandalismo, resolveu trabalhar com medidas de prevenção. "Nós aumentamos o policiamento e o efetivo da Guarda Municipal após o jogo", disse, ressaltando que trabalhará da mesma forma no jogo de sábado, quando o Brasil disputará o terceiro lugar.
Durante esta quarta, a Granja Comary icou completamente deserta (Foto: Gustavo Garcia/G1)Durante esta quarta, a Granja Comary ficou deserta
(Foto: Gustavo Garcia/G1)
Granja deserta
Poucas pessoas estiveram na Casa da Seleção nesta quarta. Quem esteve por lá, não escondia a tristeza de ver o Brasil ser eliminado na semifinal do Mundial. Apenas jornalistas permanecem no local fazendo a cobertura da expectativa para jogo que definirá o terceiro lugar da Copa do Mundo.

Neste sábado (12), o Brasil disputa o terceiro lugar com a equipe que perder a partida entre Argentina e Holanda, às 17h, em Brasília.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário