terça-feira, 15 de abril de 2014

Avenida Brasil fecha por 60h no feriadão para obras

paes
A Prefeitura do Rio anunciou a implosão de um novo trecho da Perimetral no próximo domingo de Páscoa (20). Durante o feriadão a prefeitura também fará o fechamento total da Avenida Brasil, na altura de Ramos, junto ao acesso à Ilha do Governador para a conclusão da obra do Arco Estaiado, que faz parte das obras da Transcarioca. A via em construção vai ligar a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ilha do Governador, na Zona Norte. O arco, de 150 metros, cruza toda a Avenida Brasil e vai se chamar Pedro Ernesto, em homenagem ao ex-prefeito.
A interdição será a partir das 22h de domingo e vai até as 10h da quarta-feira (23) e, por isso, a Linha Vermelha vai receber ônibus e caminhões, além de ser a melhor opção para veículos de passeio. A prefeitura anunciou que também haverá desvios no trânsito em outros pontos. A região de Bonsuceso deverá sofrer o maior impacto. Os motoristas serão orientados por 250 controladores de trânsito e agentes da Guarda Municipal. A partir da noite desta terça, 32 painéis de mensagens vão orientar sobre os pontos de bloqueios e rotas a serem utilizadas. Os guindastes que vão erguer o arco já começaram a ser montados.
O prefeito Eduardo Paes disse que eles decidiram aproveitar o feriado de Páscoa, Tiradentes e São Jorge para dar prosseguimento às obras na cidade e evitar o menor impacto possível para a população. No entanto, ele admitiu que o fechamento total da via vai causar transtornos e fez um apelo à população.
“Nosso apelo é para que as pessoas não usem a Avenida Brasil nesse período. Se programem nos horários porque haverá desvios, mas a capacidade não será suficiente”, ressaltou.
A recomendaçao da prefeitura é que as pessoas utilizem a Linha Vermelha e outros desvios que estarão sinalizados durante o fechamento. De acordo com a prefeitura, o usuário deve dar preferência para o uso do transporte público como trens e metrô.
Segundo o secretario de Transportes, Alexandre Sansão, 70 linhas de ônibus que cruzam a Avenida Brasil terão itinerários alterados. Algumas linhas vão utilizar os desvious e outras a Linha Vermelha.Os caminhões também vão passar pela Linha Vermelha. Sansão disse que uma das preocupações é a volta do feriado prolongado. ” Para quem volta na segunda, não haverá problema. Quem pretende voltar a partir de segunda-feira que procure evitar os horários de menor movimento.
Implosão da Perimetral
A implosão do Elevado acontece nos 300 metros do viaduto entre a Marinha e a Polícia Federal, na altura da Praça Mauá. A implosão será as 7h de domingo e serão implodidos seis pilares.
Paes disse que a opção pela implosão foi para acelerar a obra. “Demoraríamos quatro meses se trabalhássemos pensando no desmonte. Achamos que a implosão é mais fácil, rápida e prática”, disse.
A prefeitura informou ainda que os prédios históricos na região da implosão foram protegidos. O Museu de Arte do Rio ( MAR) ficará fechado entre o dia 19 e 23 de abril por causa da intervenção para a implosão. Segundo o prefeito, os moradores já foram avisados e os motoristas devem evitar circular pela área no domingo. ” São obras de mobilidade que exigem uma dose de sacrifício da população. Será um transtorno mas será necessário”, completou.
Em novembro do ano passado cerca de um quarto do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária do Rio, foi implodido em cinco segundos. Ao todo, 1.200 kg de dinamite implodiram pilastras que sustentavam o trecho de pouco mais de um quilômetro do elevado, da Avenida Professor Pereira Reis até a Rua Silvino Montenegro.
A demolição faz parte do projeto de revitalização da degradada Zona Portuária. Até 2015, um túnel vai substituir a Perimetral. A Rodrigues Alves será uma via expressa, sem sinais ou pontos de ônibus.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário