quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Negociação pode encerrar greve de bancários


O servidor Agnes Dalzini se queixa da greve: contas estão atrasadas. / Foto: Alexandre Carius
A greve dos bancários pode ter fim hoje. Pela manhã, acontece uma nova rodada de negociações entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis, Luiz Cláudio Rocha, a classe está na expectativa de uma proposta que atenda às reivindicações, como o aumento salarial de 11,93%. A greve teve início no dia 19 de setembro. Além do aumento do salário, os bancários querem mais contratações e ampliação do horário de atendimento das agências.

“Esperamos que seja apresentada uma proposta que, de fato, atenda ao que estamos pedindo. Da última vez, na semana passada, o Comando recusou a oferta de aumento de 7,1% do salário feita pela Fenaban. Tendo em vista os lucros que os banqueiros têm, esperamos que desta vez a proposta seja melhor porque queremos voltar ao trabalho”, afirmou.
Desde o início da greve, clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal ficaram sem opção para resolver as transações que só podem ser resolvidas no caixa convencional. Octávio Leal está desde o dia 18 de setembro sem fazer movimentações na conta. “Preciso do cartão do banco para conseguir fazer qualquer transação no caixa automático, mas ele só fica pronto em um prazo de, aproximadamente, sete dias”, disse ele, ressaltando que, depois que o cartão fica pronto é enviado para a agência e deve ser retirado no caixa convencional. “Passou quase ummês e não tenho solução para o problema”, comentou.
Quem trabalha como escriturário também está ansioso para que a greve seja suspensa, como Adriano Souza, de 39 anos. Ele afirmou que a paralisação está atrasando as movimentações da empresa onde trabalha. “Tem coisas que só dá para resolver na parte interna do banco. Nem tudo dá para fazer no caixa automático”, ressaltou.
Agnes Dalzini, assistente de procedimentos públicos, disse que as contas estão ficando atrasadas. “O que já passou do vencimento não tem como pagar, porque a máquina não recalcula a multa por atraso”, contou.
Com a greve, as agências que funcionam em sistema de rodízio – Itaú, Santander, HSBC e Bradesco – acabam ficando lotadas nos dias em que estão abertas, assim como as agências lotéricas, que estão sendo usadas para pagar as contas. Ontem, além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ficaram fechadas as 13 agências do Itaú. Apenas a área de autoatendimento estava operando normalmente.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário