quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sumidouro é o pior desempenho de IDH do estado

Em seguida, vem São Francisco de Itabapoana, do Norte Fluminense.


O programa das Nações Unidas para desenvolvimento divulgou um retrato do Brasil nas últimas duas décadas. Na média, o índice de desenvolvimento humano dos municípios brasileiros melhorou. Houve aumento da renda e da expectativa de vida. A edução também avançou, mas ficou bem longe do ideal e foi o indicador que menos contribuiu para o resultado positivo. Em todo o estado do Rio, o município de Sumidouro, da Região Serrana, aparece com o pior desempenho, tendo IDH de 0,611.
Em seguida, vem São Francisco de Itabapoana, do Norte Fluminense, que teve crescimento de 85% no IDH, mas, mesmo assim, continua em posição ruim no ranking do estado. E ao contrário do resto do país, foi a educação que mais pesou para o crescimento no município, seguido por longevidade e renda.
Os pesquisadores se basearem nos dados dos último três censos do IBGE. O estado do Rio de Janeiro tem 63 cidades com índice abaixo da média do país, que é de 0,727.
A prefeitura de Sumidouro, por meio de nota, contestou os números de IDH apresentados. Disse que 85% do município é área rural e acredita que a pesquisa não foi feita nesse local.
Confira o ranking com os 10 primeiros melhores índices do estado:
1- Niterói
2- Rio de Janeiro
3- Rio das Ostras
4- Volta Redonda
5- Resende
6- Maricá
7- Macaé
8- Iguaba Grande
9- Mangaratiba
10- Nilópolis
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário