sábado, 6 de abril de 2013


Produção local de cerveja ganha espaço na Bauernfest


Representantes de cervejaria e da Acerva
 participaram da reunião./Foto: Marco Oddone.


Foi realizada ontem a primeira reunião entre a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, a diretoria da Cervejaria Cidade Imperial e a Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) para definir como ficará a exposição dos pequenos produtores na festa do colono alemão de Petrópolis deste ano, a Bauernfest, como anunciado pelo prefeito Rubens Bomtempo no último mês.

A reunião aconteceu na sede do Centro de Cultura e contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil Reis dos Santos, da diretora da Cervejaria Cidade Imperial, Rita de Cássia Pires, e da diretoria da Acerva Petrópolis. Outras reuniões ainda serão realizadas para definir como serão a exposição, os locais e apresentação dos produtos pelos pequenos cervejeiros.
A Cervejaria Cidade Imperial mantém desde o último mês uma parceria com a Acerva Petrópolis, que é vinculada à Acerva Carioca, e permitiu que a entidade instale sua sede nas dependências da empresa, que hoje fica no bairro Mosela. O objetivo é valorizar a cultura cervejeira artesanal e fortalecer o vínculo com a Acerva, que, assim como a Cervejaria Cidade Imperial, se preocupa com uma produção que alie qualidade e tradição.
O estande na festa do colono para a exposição da produção artesanal de cerveja foi um convite feito pelo prefeito Rubens Bomtempo, que visitou no último mês as instalações da Cervejaria Cidade Imperial, que hoje fica no bairro Mosela, na companhia do presidente do Grupo Tribuna e diretor da cervejaria, Francisco de Orleans e Bragança. Na época, o prefeito enalteceu a parceria entre a Cervejaria Cidade Imperial e a Acerva Petrópolis, além de elogiar a nova sede. “A qualidade é que faz o sucesso e o negócio crescer. E aqui o trabalho é feito com muita qualidade. É muito bem feito”, disse.
Os confrades ou homebrews (produtores caseiros) se dedicam à produção artesanal de cerveja fazendo da atividade um motivo para confraternizar, trocar ideias e receitas. Para a diretoria da Acerva Petrópolis, fundada há dois anos, esta é uma grande oportunidade, que demonstra a postura e a visão vanguardista da Cervejaria Cidade Imperial. A diretora da cervejaria, Rita de Cássia Pires, ressalta que a empresa sempre teve como meta levar tradição para os novos tempos, uma filosofia que vem ao encontro da dos confrades da Acerva Petrópolis. “Queremos nos unir para uma saborosa troca de experiências e promover o fortalecimento desta cultura que já é uma das marcas de Petrópolis”, pontua Rita de Cássia.

Ariane Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário