quinta-feira, 4 de abril de 2013

PMs do Bope combatem calorias a mais em treinamento especial



Agentes com sobrepeso estão ‘internados’. Policiais, que estão na faixa etária de 35 a 55 anos, foram selecionados para participar do treinamento após exames médicos


Treze policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) com problema de sobrepeso realizam, desde segunda-feira, em uma fazenda em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, um treinamento intensivo para recuperar o condicionamento físico e queimar calorias. A programação do grupo, que ficará internado até sexta-feira, inclui, diariamente, 12 horas de atividades físicas.
São longas caminhas em mata fechada usando farda, corridas de 30 quilômetros, séries de abdominais e flexões, circuitos de treinamentos, além de exercícios de alongamento, musculação, natação e hidroginástica. Os agentes do Bope já estão de pé às 6h da manhã e vão dormir às 21h30, no toque de recolher. 
Os policiais, que estão na faixa etária de 35 a 55 anos, foram selecionados para participar do treinamento após os exames médicos periódicos detectarem hipertensão, alta taxa de colesterol e diabetes, problemas provocados por alimentação inadequada. Eles estão recebendo acompanhamento direto de um professor de educação física, que estabelece o programa de atividades físicas de cada dia, e também de um médico e de um nutricionista.
“O objetivo dessa experiência é, acima de tudo, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos policiais, aprimorando suas condições físicas e prevenindo doenças futuras. Os exercícios físicos que compõem o programa simulam o dia a dia do Bope, com operações que duram em média 12 horas, sob clima quente, portando fuzil e vestindo colete e farda. O ritmo é puxado, mas os policiais já estão habituados”, disse o professor de educação física da equipe, sargento Marcos Alessandro Campelo.
Com uma dieta regrada, de cerca de 1,2 mil calorias diárias, os agentes comem pão integral, queijo branco, granola, vitaminas, leite e iogurte desnatados no café da manhã e no lanche. Já no almoço e no jantar, verduras e legumes à vontade, acompanhados por carnes magras grelhadas, linhaça e sucos de frutas de baixa caloria, como limão, maçã e abacaxi.
“Os policiais estão recebendo uma alimentação saudável, com alimentos ricos em nutrientes, fibras, proteínas e em carboidratos complexos que ajudam a saciar a fome. Para emagrecer e melhorar a saúde, é importante que eles alterem seus hábitos alimentares para o resto da vida e deem exemplo em casa. No fim da semana, os familiares dos agentes serão convidados para assistir a uma palestra sobre nutrição e educação alimentar”, explicou o nutricionista do programa intensivo, tenente William Corrêa.
A ideia é que após o fim do treinamento, os 13 policiais mantenham a dieta equilibrada e intensifiquem as atividades físicas no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário