Cultura nos Bairros leva atração internacional ao bairro Beira Linha
“Fizemos uma aposta alta. Afinal, não é todo dia que levamos à uma comunidade atração de nível internacional. Mas o resultado foi bastante positivo; os moradores compareceram, participaram, puderam conhecer um pouco da cultura colombiana, e as crianças, em especial, aproveitaram bem. Mais uma vez, o Cultura nos Bairros comprovou sua importância e alcance, não só pela arte e o entretenimento levados às comunidades, como também pela localização dos valores artísticos de Teresópolis”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Na Beira Linha, as atividades foram realizadas na chamada 'pracinha', no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla. Abrindo as atividades, o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e os agentes culturais Fernando Mello, Andréa Sant'Anna, Ayrton Rebello, Pedro Cavalcanti e Jeanette Albuquerque apresentaram números musicais, animando o público com sucessos do forró nordestino, como 'O Xote das Meninas', 'Procurando tu' e 'Esperando na janela'. Em seguida, o Grupo Pirueta, formado por Nara Zeitune, Andréa Sant'Anna e Jeanette Albuquerque, apresentou três músicas do cancioneiro popular que também agradaram a plateia.
Finalmente, a atração principal da tarde, o grupo de teatro Vendimia, de Bogotá, na Colômbia, que apresentou oespetáculo 'Las muertes de los poetas' - As mortes dos Poetas. O grupo veio ao Brasil para participar do Enlata – 2º Encontro Latino de Artes, que vai até o dia 28, no Rio de Janeiro. E, a convite da Aldeia Casa Viva e da Secretaria de Cultura, veio a Teresópolis para estrear aqui o espetáculo.
Em formato de teatro de rua, a peça divertiu o público por quase uma hora, contando a história do poeta grego imortal Ésquilo, que passa toda a peça interpretando poetas europeus e poetas latino-americanos, traçando um paralelo entre o opressor e o oprimido. Os outros dois personagens da peça, a mulher de Ésquilo, Zamba, e a Morte fazem o contraponto da trama.
O texto é resultado de uma criação coletiva do grupo Vendimia e foi encenado por Carlos Araque (Ésquilo), Clara Contreras (A Morte) e Cristina Alejandra Jiménez (Zamba), com apoio técnico de Mauricio Rodriguez. E mesmo sendo encenado em espanhol, o espetáculo despertou o interesse e prendeu a atenção de quem estava assistindo.
Diretora do espetáculo, María Fernanda Sarmiento Bonilla, ficou satisfeita com a apresentação. “Eu gostei muito. Eu estava com medo das pessoas não entenderem e irem embora. Mas, isso não aconteceu. As pessoas ficaram, assistiram até o fim e acho até que entenderam bastante o texto, pois reagiram e interagiram com os atores em vários momentos. Foi muito positivo e valeu a pena vir a Teresópolis. Foi uma ótima estreia”, comentou María Fernanda.
E quem assistiu também aprovou. “Eu curti muito. Achei bem diferente. Valeu a pena ficar aqui mesmo com esse frio gelado”, comentou a vendedora Thifanny Guimarães. As meninas Paloma de Assis Pinheiros e Julia Lourenço de Almeida também gostaram. “Muito bom. E até que deu pra entender bastante. O trecho da índia foi o que mais me chamou atenção”, disse Júlia.
A passagem do grupo Vendimia por Teresópolis incluiu ainda um bate-papo teatral realizado no sábado, 20 de abril, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Na ocasião, os atores colombianos, todos com formação acadêmica em teatro, conheceram e trocaram experiências com representantes de seis grupos teatrais locais: Pirueta, Fantasia, Pick-Cola, Mambemberê, Circonfléxo e Aldeia Cultural Casa Viva.
Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Quase 50 comunidades já foram visitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário