quarta-feira, 24 de abril de 2013


Cultura nos Bairros leva atração internacional ao bairro Beira Linha


Mesmo com tempo chuvoso, a comunidade da Beira Linha saiu de casa na tarde do último domingo, 21 de abril, para conferir de perto as atrações do Cultura nos Bairros. Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, desta vez o projeto teve uma edição especial e levou ao bairro a atração internacional Vendimia, grupo de teatro da Colômbia, que veio a Teresópolis especialmente para participar do evento. A tarde de festa teve ainda apresentações musicais e declamação de poesias.
“Fizemos uma aposta alta. Afinal, não é todo dia que levamos à uma comunidade atração de nível internacional. Mas o resultado foi bastante positivo; os moradores compareceram, participaram, puderam conhecer um pouco da cultura colombiana, e as crianças, em especial, aproveitaram bem. Mais uma vez, o Cultura nos Bairros comprovou sua importância e alcance, não só pela arte e o entretenimento levados às comunidades, como também pela localização dos valores artísticos de Teresópolis”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Na Beira Linha, as atividades foram realizadas na chamada 'pracinha', no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla. Abrindo as atividades, o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e os agentes culturais Fernando Mello, Andréa Sant'Anna, Ayrton Rebello, Pedro Cavalcanti e Jeanette Albuquerque apresentaram números musicais, animando o público com sucessos do forró nordestino, como 'O Xote das Meninas', 'Procurando tu' e 'Esperando na janela'. Em seguida, o Grupo Pirueta, formado por Nara Zeitune, Andréa Sant'Anna e Jeanette Albuquerque, apresentou três músicas do cancioneiro popular que também agradaram a plateia.
Logo depois, o espaço foi aberto à participação da comunidade, representada pela jovem Daiane Maciel, que declamou quatro poesias de sua própria autoria. “Escrevo sobre a minha própria vida e sobre o que está à minha volta. Adorei a oportunidade de me apresentar e achei fundamental a vinda do projeto à Beira Linha. Uma importante tarefa para modificar a consciência das pessoas a respeito da cultura. Temos muitos talentos no bairro. Só precisam de descoberta e incentivo”, comentou a poetiza.
Finalmente, a atração principal da tarde, o grupo de teatro Vendimia, de Bogotá, na Colômbia, que apresentou oespetáculo 'Las muertes de los poetas' - As mortes dos Poetas. O grupo veio ao Brasil para participar do Enlata – 2º Encontro Latino de Artes, que vai até o dia 28, no Rio de Janeiro. E, a convite da Aldeia Casa Viva e da Secretaria de Cultura, veio a Teresópolis para estrear aqui o espetáculo.
Em formato de teatro de rua, a peça divertiu o público por quase uma hora, contando a história do poeta grego imortal Ésquilo, que passa toda a peça interpretando poetas europeus e poetas latino-americanos, traçando um paralelo entre o opressor e o oprimido. Os outros dois personagens da peça, a mulher de Ésquilo, Zamba, e a Morte fazem o contraponto da trama.
O texto é resultado de uma criação coletiva do grupo Vendimia e foi encenado por Carlos Araque (Ésquilo), Clara Contreras (A Morte) e Cristina Alejandra Jiménez (Zamba), com apoio técnico de Mauricio Rodriguez. E mesmo sendo encenado em espanhol, o espetáculo despertou o interesse e prendeu a atenção de quem estava assistindo.
Diretora do espetáculo, María Fernanda Sarmiento Bonilla, ficou satisfeita com a apresentação. “Eu gostei muito. Eu estava com medo das pessoas não entenderem e irem embora. Mas, isso não aconteceu. As pessoas ficaram, assistiram até o fim e acho até que entenderam bastante o texto, pois reagiram e interagiram com os atores em vários momentos. Foi muito positivo e valeu a pena vir a Teresópolis. Foi uma ótima estreia”, comentou María Fernanda.
E quem assistiu também aprovou. “Eu curti muito. Achei bem diferente. Valeu a pena ficar aqui mesmo com esse frio gelado”, comentou a vendedora Thifanny Guimarães. As meninas Paloma de Assis Pinheiros e Julia Lourenço de Almeida também gostaram. “Muito bom. E até que deu pra entender bastante. O trecho da índia foi o que mais me chamou atenção”, disse Júlia.
A passagem do grupo Vendimia por Teresópolis incluiu ainda um bate-papo teatral realizado no sábado, 20 de abril, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Na ocasião, os atores colombianos, todos com formação acadêmica em teatro, conheceram e trocaram experiências com representantes de seis grupos teatrais locais: Pirueta, Fantasia, Pick-Cola, Mambemberê, Circonfléxo e Aldeia Cultural Casa Viva.
Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Quase 50 comunidades já foram visitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário