quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Vereadores de Teresópolis na sala de aula


            Uma sala de aula importante para a Câmara de Teresópolis. Os vereadores da cidade participaram do primeiro dia do curso do “Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos” oferecido gratuitamente pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). O presidente da Casa, Maurício Lopes, comemorou a participação dos vereadores Daponte, Fabinho Filé, Luciano Ferreira e Serginho Pimentel, além dos vereadores Dede e José Carlos da Estufa que conseguiram confirmar a inscrição hoje pela manhã, pois a Elerj havia feito uma lista de espera devido ao grande número de inscritos. “A busca e troca de conhecimentos são valiosas para a Câmara”, considera Lopes.

            O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Mello, iniciou o evento mostrando uma maior valorização dos vereadores. “Aqui está a maior representatividade da classe política. As pessoas estão no seu dia a dia, vocês sabem o sofrimento e as necessidades da população.” O diretor da subsecretaria de TI do Interlegis (Programa de modernização e integração do Poder Legislativo), Ricardo de Oliveira Ramos, disse ser esta “uma oportunidade ímpar de aproximação da população para um mandato muito melhor do que no passado.” O presidente da Associação Brasileira da Elerj, Florian Madruga, classificou a iniciativa como uma das mais atuantes do país e indica que há uma mudança no Parlamento. "Estamos fazendo uma revolução silenciosa no Legislativo com a criação das Escolas do Legislativo. Com isso, em breve vamos mudar o perfil do Parlamento brasileiro", acredita. O coordenador-geral da Elerj, deputado Gilberto Palmares, ressaltou a diversidade de partidos políticos representados no curso e a missão da Escola. “Não há poder forte se ele não se qualificar”, lembrou Palmares, além de parabenizar a participação de 16 vereadoras.
            O primeiro palestrante do dia foi o Desembargador Cláudio Brandão, que falou sobre "O Município na Constituição". Na parte da tarde, depois de uma visita ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, foram realizadas duas palestras: "Os contornos Constitucionais do Processo Legislativo", com o Procurador da Alerj, Rodrigo Lopes; e "Defensorias Públicas em sintonia com as Câmaras Municipais", proferida por Ari Vainer, especialista em Orçamento Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário