quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Autran anuncia fiscalização do IPVA e Lei Seca na cidade



Autarquia faz parcerias para atuações em relação a motociclistas e monitoramento por câmeras de vídeo



O superintendente da Autran, Hudson de Aguiar Miranda, previne motoristas para as fiscalizações que serão feitas na cidade
O superintendente da Autran, Hudson de Aguiar Miranda, previne motoristas para as fiscalizações que serão feitas na cidade
O superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, foi enfático: a autarquia não dará moleza para motociclistas e motoristas. Com equipe própria e contando com reforços serão desencadeadas operações para fiscalizar todos os tipos de veículos, inclusive o pagamento do IPVA e a chamada Lei Seca. E vem aí o monitoramento do trânsito por câmeras de vídeo.
Hudson também falou das providências que a Autran está tomando para melhorar o trânsito em Nova Friburgo, principalmente depois que uma mulher e sua filha de 11 meses se envolveram num acidente com uma motocicleta. Detalhe: ao atravessar a faixa de pedestres em plena Avenida Alberto Braune. 
CONSCIÊNCIA E COOPERAÇÃO – O superintendente disse que está apelando para a consciência da população. Ele garante que sua equipe está trabalhando muito. “Nós estamos fazendo muito com pouco”, admite, acrescentando que a equipe é coesa, o clima organizacional é favorável e há interação com vários órgãos e iniciativa privada.
Entre esses órgãos estão o DER, Rota 116, Detran (setor de vistoria) e Polícia Militar, cooperação da qual a Autran não pode abrir mão. A PM tem usado o Regime Adicional de Serviço (RAS), com vários policiais. Com isso, de 20 a 30 motos têm sido apreendidas diariamente, além de veículos com diversas irregularidades.
MOTOCICLETAS E LEI SECA – Por ocasião do acidente envolvendo uma moto, a mãe e seu bebê no carrinho, numa faixa da Alberto Braune, um agente da Autran prestou socorro aos envolvidos. A criança foi visitada e se recuperou bem. E a parceria da Autran com a PM tem resultado em fiscalizações conjuntas mais específicas sobre as motos. 
Outra parceria, desta feita com o Detran, vai resultar em operações da Lei Seca a partir desta semana. “Vem uma equipe grande do Rio de Janeiro que vai atuar em Nova Friburgo”, avisou o superintendente. Ele antecipa que na próxima semana outra equipe do Detran vai atuar na questão do IPVA. “Quem estiver com o IPVA atrasado que procure se regularizar”, sugeriu Hudson.
FAZENDO MILAGRE – A Autran tem 12 agentes de trânsito para cuidar de toda a cidade. “Os nossos agentes estão fazendo milagre”, admite o superintendente. Eles se dividem em três turnos de quatro agentes cada um. Atuam motorizados, em carros ou motos, e assim percorrem todo o centro da cidade, além de algumas investidas nos distritos. Além disso, a Autran busca implantar redutores de velocidade nas pistas onde acontecem mais problemas.
PARCERIAS – Para amenizar a situação da Autran, o superintendente foi orientado pelo prefeito Rogério Cabral a firmar parcerias para modernização dos sinais e possibilidade de implantação de radares. Já a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia deu sinal verde para o projeto do prefeito—apresentado quando ele ainda era deputado estadual—da central de controle, comando e monitoramento eletrônico, por câmeras de vídeo, para monitorar a cidade, não somente na parte do trânsito, como também de segurança pública.
Hudson garante que esse projeto se torna realidade ainda este ano. Enquanto isso, como ele mesmo diz, a equipe atual vai arregaçando as mangas e contando com a população. “Sem a população ajudar o trânsito não tem jeito. Se as pessoas não se conscientizarem de ajudar, cumprir as normas e as leis estabelecidas para o trânsito fica muito difícil. Quando eu falo isso não é só para motociclistas e motoristas. Falo também para os pedestres e ciclistas que se utilizam das vias públicas do município.” 
FAIXAS REPINTADAS – A fim de contribuir para a boa convivência entre motoristas e motociclistas com os pedestres, Hudson reforçou que a Autran está refazendo toda a sinalização horizontal da cidade. Já foram pintadas as faixas e meios-fios do pátio interno da Prefeitura e o serviço segue pela Avenida Alberto Braune e ruas adjacentes. 
A próxima etapa do serviço será a pintura das fixas na Avenida Euterpe Friburguense e Rua Dante Laginestra. Os agentes da Autran também atuarão nessas duas vias, a fim de coibir, de forma especial, a parada em fila dupla. 
Sobre alguns comentários que chegam à redação deste jornal por parte dos leitores, de que as ruas transversais da Alberto Braune têm as faixas próximas da esquina, Hudson observa que são dessa forma por terem que coincidir com os acessos dos portadores de deficiência. “Nós temos que conciliar isso.”
O superintendente aproveitou para avisar que uma denúncia apresentada por A VOZ DA SERRA mereceu atenção especial da Autran. Tratam-se das infrações cometidas pelos motoristas na Rua Moisés Amélio, no Centro. Os agentes atuaram nessa via nos últimos dias a fim de não permitir o estacionamento em fila dupla e nos pontos de ônibus. E ele visa que esse trabalho vai continuar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário