domingo, 17 de fevereiro de 2013


Caminhoneiros pedem estrutura

para restrição na subida da Serra



Usuários prejudicados

O representante dos caminhoneiros afirma que a medida não está prejudicando somente a categoria, mas também os usuários da BR-040.

- São muitos caminhões que ficam parados na Serra. Da outra vez foram 80. Quando termina a restrição, começa a subir todo mundo de uma vez. Quem está de carro subindo, é obrigado a encarar o trânsito lento, então, de qualquer maneira atrapalha e é perigoso porque a ANTT deveria obrigar a empresa responsável a fazer as intervenções necessárias na pista, fazer a duplicação da subida, e não, punir os caminhoneiros – afirmou.

Esse foi o segundo fim de semana em que ocorreu a restrição ao tráfego de caminhões com três eixos ou mais na subida da Serra de Petrópolis. Novamente os usuários da BR-040 tiveram problemas para passar pelo trecho logo após o fim do horário de restrição, já que os veículos, que ficaram parados ao longo da pista a espera de permissão para trafegar, começam a subir ao mesmo tempo causando retenções no trânsito. Na semana passada, alguns motoristas chegaram a ficar cinco horas na estrada para chegar até Petrópolis. Os caminhoneiros trafegaram a apenas 10Km/ h em protesto. Já neste fim de semana, a medida prevista é de que em todos os dias, sexta-feira, sábado e hoje, os veículos subissem em comboio na pista da direita com buzinaço sem fazer ultrapassagens, deixando a da esquerda livre para os demais motoristas.

Restrição

A restrição começou a valer em 8 de fevereiro e vai vigorar as sextas-feiras e vésperas de feriados das 16h às 22h. Aos sábados, caminhões com três eixos ou mais estão proibidos de trafegar na subida da serra entre 8h e 14h. O caminhoneiro que desrespeitar a restrição estará sujeito à multa. A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal contará com o auxílio de aparelhos de monitoramento eletrônico capazes de identificar os veículos pela placa, já instalados em trechos da subida da serra.

Articulada pela Secretaria de Transportes do Estado em parceria com a Concer, ANTT e Polícia Rodoviária Federal, a restrição de horário ao tráfego de veículos de carga funciona entre o km 101, logo no começo da subida da serra, em Duque de Caxias, e o km 82, próximo ao Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis nos dias e horários estipulados com o objetivo de reduzir o risco de acidentes nesse trecho da BR-040, administrado pela Concer.

A resolução 3.997, publicada pela ANTT no Diário Oficial da União de 24 de janeiro, regulamentou a restrição aos veículos de carga na Serra de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário